Apresentação Anais Eletrônicos

IX Simpósio Nacional da ABCiber

Caros(as) autores(as),
Associados(as),
Participantes do IX Simpósio Nacional,
Professores e pesquisadores(as) interessados(as),

Temos a satisfação de colocar a público os Anais Eletrônicos [textos] do IX Simpósio da ABCiber – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.

Sob o tema geral “Cibercultura, democracia e liberdade no Brasil”, o evento foi organizado pelo CENCIB – Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, e realizado nesta Universidade (campus Perdizes, Rua Monte Alegre, 984, São Paulo/SP), no período de 08 a 10 de dezembro de 2016, com apoio da FAPESP e patrocínio do CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil e do UNIFAE – Centro Universitário das Faculdades Associadas de São João da Boa Vista/SP.

A programação totalizou 5 Mesas de Conferência [com 2 convidados(as) especiais em cada uma], 72 Painéis Temáticos, 11 Mesas Coordenadas e 1 Reunião Científica [sob o mesmo tema do evento], além do Cerimonial de Comemoração dos 10 anos da ABCiber e da Sessão de Lançamento de livros. As 10 conferências e as 11 Mesas Coordenadas foram transmitidas online e gravadas para posterior disponibilização. As conferências, em especial, tiveram versão simultânea para o inglês.

Dos 300 resumos expandidos inscritos, 271 foram aprovados para apresentação in loco. Participaram do evento 350 pesquisadores(as), professores(as), pós-graduandos(as), alunos(as) de Graduação e profissionais interessados(as).

As Anais Eletrônicos reúnem 171 artigos completos. Agradecemos aos(às) autores(as)/coautores(as) que atenderam ao convite para participar do projeto. Os textos derivam não somente dos resumos alinhados aos Eixos Temáticos originais do Simpósio (na fase do call for papers), como também – e sobretudo – das discussões desenvolvidas nos Painéis Temáticos e/ou Mesas Coordenadas. Todos os textos foram submetidos a análise geral e a revisão técnica por parte de uma Comissão destinada especialmente a zelar pela qualidade integral do resultado final (veja-se a sessão Agradecimentos). De se salientar que os Anais recobrem todos os trabalhos cujas autorias consideraram as modulações sugeridas pela Comissão de Análise e os reenviaram no prazo sugerido.

Para efeito de organização do volume (na fase pós-evento), consideramos a necessidade de reorganização e sintetização dos 72 Painéis Temáticos do Simpósio em novos 27 grandes temas, então norteadores da realocação dos artigos, conforme segue:

[1] Comunicação, educação e democracia;
[2] Ciberativismo / Ativismo;
[3] Imagem e imaginário;
[4] Gênero e pornografia;
[5] Redes sociais, interação e esportes;
[6] Game, aprendizagem e cognição;
[7] Algoritmo e cibercultura;
[8] Tecnologias digitais, práticas docentes, educação, pedagogia e formação;
[9] Cibercultura e arte;
[10] Jornalismo e produção de conteúdo;
[11] Movimentos sociais e resistência;
[12] Ciberativismo, feminismo e violência contra a mulher;
[13] Etnicidades, diáspora e mídias digitais;
[14] Subjetividade, visibilidade, anonimato;
[15] Transmídia, transmidiatização, wearables e convergência tecnológica;
[16] Política e participação;
[17] Memes;
[18] Ciberespaço, espaço público e cidade;
[19] Tecnologias digitais, cultura e experiências colaborativas;
[20] Mídia digital e patologia;
[21] Cibercultura, inclusão e protagonismo;
[22] Inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada;
[23] Cognição, percepção e aprendizagem;
[24] Identidade;
[25] Cultura participativa, ressignificações da ficção e da experiência;
[26] Economia e consumo;
[27] Vigilância, violência, violência simbólica, controle e privacidade.

Obra coletiva, os Anais Eletrônicos do IX Simpósio Nacional da ABCiber, por seu arco de abrangência temática e relevância intelectual no debate sobre tendências sociais, culturais e tecnológicas contemporâneas certamente, permanecerá – é o nosso sincero desejo – como referência para o desenvolvimento mais avançado da pesquisa na área interdisciplinar da cibercultura nos próximos anos.

Com as nossas saudações e votos de boa leitura,

Cláudia Lopes

Coordenadora Editorial dos Anais Eletrônicos
Membra da Coordenação Geral da Comissão Organizadora do IX Simpósio Nacional da ABCiber