GENERAL BIBLIOGRAFY



ADJEI, C.; HOLLAND-CUNZ, N. Monitoring and visualizing Last.fm. [S.l.]. Disponível em: <http://visualizinglastfm.de/index.html>. Acesso em: 17 jan. 2009.

ADORNO, Theodor. Minima moralia. São Paulo: Ática, 1992. (Série Temas, Estudos Filosóficos, 30).

AMARAL, A. Fãs-usuários-produtores: uma análise das conexões musicais nas plataformas sociais MySpace e Last.fm. In: PERPETUO, I. F., SILVEIRA, S. A. (Org.). O futuro da música depois da morte do CD. São Paulo: Momento, 2009. Disponível em: <http://www.futurodamusica.com.br>. Acesso em: 05/02/2009.
_______. Subculturas e cibercultura(s): para uma genealogia das identidades de um campo. Famecos: mídia, cultura e tecnologia-Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC/RS, Porto Alegre, n. 37, p. 38-44, dez. 2008. Disponível em <http://www.pucrs.br/famecos/pos/revfamecos/37/adriana.pdf >. Acesso em: 10 fev. 2009.
_______. Categorização dos gêneros musicais na internet: para uma etnografia virtual das práticas comunicacionais na plataforma social Last.FM. In: FREIRE FILHO, J.; HERSCHMANN, M. (Org.). Novos rumos da cultura da mídia: indústrias, produtos e audiências. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2007a. p. 227-242.
_______. A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace. Comunicação, mídia e consumo-Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, São Paulo, n. 9, p. 75-87, 2007b.
_______. Visões perigosas: uma arque-genealogia do cyberpunk. Porto Alegre: Sulina, 2006.

AMARAL, A.; AQUINO, M. C. Práticas de folksonomia e social tagging no Last.fm. In: IHC 08 – SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS, 8., 2008, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: Edipucrs, 2008. Disponível em: <http://www.inf.pucrs.br/ihc2008/pt-br/assets/files/Praticas_Folksonomia_Social_Tagging_Lastfm.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2009.

AMARAL. A.; RAQUEL R.; SANDRA M. Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009. Disponível em: <http://www.sobreblogs.com.br/blogfinal.pdf>. (Ebook).

ARAUJO, Y. Telepresença: interação e interfaces. São Paulo: EDUC; FAPESP, 2005.
_______. (Tele) + Presença e VR. In: COMPÓS, 14., 2005, Niterói. Anais eletrônicos... Niterói, COMPÓS, 2005. Versão online disponível em: <http://www.compos.org.br/data/biblioteca_914.pdf>. Acesso em: 17 out. 2009.
_______. A ajustável interface da endorealidade. In: PERISSINOTO, P.; BARRETO, R. FILE 2005. Florianópolis: cópia reprográfica e digital, 2005. Disponível em: <http://www.file.org.br/file2005/textos/symposium/eng/yaraguasque.doc>. Acesso em: 17 out. 2009.

ARIÉS, P. O tempo da história. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

AUCOUTURIER, J. J.; PACHET, F. How much audition involved in everyday categorization of music? [S.l.]: Disponível em: <http://www.jj-aucouturier.info/papers/COG-2007.pdf>. Acesso em: 13/02/2009. 2007.

BARTHES, R. O grau zero da escritura. São Paulo: Cultrix, 1971.

BAUDELAIRE, C. Flores do mal: o amor segundo Charles Baudelaire. Porto Alegre: Sulina, 2004.

BAUDRILLARD, J. Le pacte de lucidité, l’intelligence du mal. Paris: Galilée, 2004.
_______. Tela total: mito-ironias da era do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 1997.
_______. A troca simbólica e a morte. São Paulo: Loyola, 1996.
_______. Le crime parfait. Paris: Galilée, 1995.
_______. La pensée radicale. Paris: Sens & Tonka, 1994.
_______. A transparência do mal: ensaio sobre os fenômenos extremos. Campinas: Papirus, 1990.
_______. Les stratégies fatales. Paris: Grasset, 1983.

BAUDRILLARD, J; NOAILLES, E. V. Les exilés du dialogue. Paris: Galilée, 2005.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BAYM, N.; LEDBETTER, A. Tunes that bind?: predicting friendship strength in a music-based social network. In: AOIR 9 – INTERNET RESEARCH 9.0, 9., 2008, Copenhagen, Denmark. Anais eletrônicos... Copenhagen: Ed. University of Copenhagen, 2008. Disponível em <http://www.onlinefandom.com/wp-content/uploads/2008/10/tunesthatbind.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2008.

BERGER, P; LUCKMANN, T. La construction sociale de la réalité. Paris: Armand Colin, 1996.

BERGSON, H. A energia espiritual. São Paulo, Martins Fontes, 2009. (Biblioteca do Pensamento Moderno).
_______. Mémoire et vie: textes choisis. Paris: PUF, 1975.

BIOCCA, F. The evolution of interactive media: toward “Being There” in non-linear narrative worlds. East Lansing: Michigan State University, 2001. 3 CD-ROM.
_______. Inserting the presence of mind into a philosophy of presence: a response to Sheridan and Mantovani and Riva”. Presence: Teleoperators and Virtual Environments, Massachusetts: The MIT Press, v. 10, n. 5, oct. 2001, p. 546-556.
_______. Media and laws of mind. In: Riva, G.; Davide, F.; Ijsselsteijn, W. A. (Ed.). Being there: concepts, effects and measurement of user presence in synthetic environments. Amsterdan: IOS Press, 2003. Disponível em: <http://www.emergingcommunication.com/volume5.html>. (Emerging Communication: Studies on New Technologies and Practices in Communication).
_______. Presence of mind in virtual environments. Media Interface and Network Design Lab. East Lansing: Michigan State University, 2001. Cópia reprográfica.
_______. The cyborg`s dilemma: progressive embodiment in virtual environments. Journal of Computer Mediated Communication, v. 3, n. 2, 1997. Disponível em: http://jcmc.indiana.edu/vol3/issue2/biocca2.html.

BIOCCA, F; LEVY, M. R. The vision of virtual reality. In: ------. (Ed.). Communication in the age of virtual reality. Hillsdale (NJ): Lawrence Erlbaum and Associates, 1995. p. 3-14.

BLATT, S. J. Continuity and change in art: the development of modes of representation. New Jersey; London; Hillsdale, 1984.

BOURDIEU, P. Les règles de l’art. Paris: Seuil, 1992.
_______. La distinction. Paris: Minuit, 1979.

BOYD, D. Friends, friendsters, and MySpace Top 8: writing community into being on social network sites. First Monday, n. 11, 12 dez. 2006. Disponível em <http://www.firstmonday.org/issues/issue11_12/boyd/index.html>. Acesso em: 13 jun. 2008.

BOYD, D. M.; ELLISON, N. B. Social network sites: definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, [S.l.], v. 13, 2007. Disponível em: <http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/boyd.ellison.html>. Acesso em: 01 mar. 2008.

BRUNO, F. Monitoramento, classificação e controle nos dispositivos de vigilância digital. Famecos: mídia, cultura e tecnologia-Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC/RS, v. 36, p. 1-7, 2008.

BRUNS, A. Blogs, Wikipedia, Second Life and beyond: from production to produsage. New York: Digital Formations, 2007.

BURKE, P. Modernidade, cultura e estilos de vida. In: BUENO, M. L.; CAMARGO, L. Cultura e consumo: estilos de vida na contemporaneidade. São Paulo: Senac, 2008.
_______. A Escola dos Annales. São Paulo: Edunesp, 1991.

CÁDIMA, F. R. História e crítica da comunicação. Lisboa: Século XXI, 1996.

CAETANO, M. O mapa interactivo do Last.fm. Remixtures, [S.l.]: 20 nov. 2008. Disponível em: <http://remixtures.com/2008/11/o-mapa-interactivo-da-lastfm>. Acesso em: 21 nov. 2008.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CAZELOTO, E. Inclusão digital: uma visão crítica. São Paulo: SENAC, 2008.
_______. A idéia de democracia nas políticas de disseminação da Internet: uma análise do “Livro Verde da Sociedade da Informação no Brasil”. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica). Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

CHERTOK, L.; STENGERS, I. O coração e a razão: a hipnose de Lavoisier a Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

CLARK, A. Being there: putting brain, body and world together again. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1997. <Disponível em: http://www.netlibrary.com/ebook>. Acesso em: 18 set. 2002.

CORREA, E. S. Estratégias 2.0 para a mídia digital: internet, informação e comunicação. São Paulo: SENAC, 2008.

COUCHOT, E. “A arte pode ainda ser um relógio que adianta?”: o autor, a obra e o espectador na hora do tempo real. In: DOMINGUES, D. (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: FAPESP, 1997.

CRARY, J. A visão que se desprende: Manet e o observador atento no fim do século XIX. In: CHARNEY, L.; SCHWARTZ, V. R. (Org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
_______. Suspensions of perception: attention, spectacle and modern culture. Massachusetts: MIT Press, 2000.
_______. Techniques of observer: on vision and modernity in the XIXth century. Massachusetts: MIT Press, 1992.

CURRAN, James. Rethinking the media as a public sphere. In: DAHLGREN, P.; SPARKS, C. (Ed.). Communication and citizenship. Londres: Routledge, 1991. p. 27-57.

DAHLGREN, P. Television and the public sphere. Londres: Sage, 1995.

DEBORD, G. La société du spectacle. Paris: Gallimard, 1992.

DESCARTES, R. Oeuvres et lettres. Paris: Gallimard, 1953.

DIDEROT, D. Oeuvres philosophiques. Paris: Classiques Garnier, 1998.

DIEBNER, H. Control and adaptation of spatio-temporal patterns. Zeitschrift für Naturforschung, 56a, Tübingen- Mainz: Zeitschrift für Naturforschung Verlag, p. 663-669, 2001.

DOMINGUES, D. Criação e interatividade na ciberarte. São Paulo: Experimento, 2002.

DONATH, J.; BOYD, D. Public displays of connection. BT Technology Journal, v. 22 , 2004.

DUBBER, A. New music strategies: the 20 things you must know about music online. [S.l.]: 2007. Disponível em: <http://www.newmusicstrategies.com/ebook/>. Acesso em: 28 jun. 2008. (E-book).

ECK, D. et al. Automatic generation of social tags for music recommendation. [S.l.]: 2007. Disponível em: <http://www.iro.umontreal.ca/~eckdoug//papers/2007_nips.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2009.

ECO, U. I limiti dell’interpetazione. Milão: Bompiani, 1990.

FEATHERSTONE, M.; BURROWS, R. Cultures of technological embodiment: introduction. In: ------ (Ed.). Cyberspace/Cyberbodies/Cyberpunks: cultures of technological embodiment. London: Sage, 1996. p. 1-15.

FELDMAN, T. Introduction to digital media. New York: Routledge, 1997.

FERRARA, L. D. Comunicação, espaço, cultura. São Paulo: Annablume, 2008.
_______ (Org.). Espaços comunicantes. São Paulo: Annablume, 2007.

FERRAZ, M. C. Franco. Percepção e imagem na virada do século XIX ao XX. In: ARAÚJO, D. C. (Org.). Imagem (ir)realidade: comunicação e cibermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006.
_______. Nove variações sobre temas nietzschianos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

FEYERABEND, P. Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

FIGUEIRA FILHO, F. M.; GEUS, P. L; ALBUQUERQUE, J. P. Sistemas de recomendação e interação na Web Social. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS, 7., Porto Alegre: PUCRS, 2008. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.inf.pucrs.br/ihc2008/pt-br/assets/files/Sistemas_de_Recomendacao_e_Interacao_na_Web_Social.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2009.

FLICHY, Patrice. L’imaginaire d’internet. Paris: La Découverte, 2001.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALLOWAY, A. Protocol: how control exists after decentralization. Cambridge: The MIT Press, 2004.

GERSHENFELD, N. The physics of information technology. Cambridge University Press: 2000.

GOETHE, J. W. von. Zur farbenlehre. Weimar: H. B. Nachfolger, v. 4, 1987.

GOMBRICH, E. H. Arte e ilusión. Barcelona: Gustavo Gili, 1979.

GUMBRECHT, H. U. A modernização dos sentidos. São Paulo: Ed. 34, 1988.

HARDT, M.; NEGRI, A. Multidão: guerra e democracia na era do império. Rio de Janeiro: Record, 2005.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1993.

HAWKING, S. Uma breve história do tempo. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.

HAYLES, N. K. “The condition of virtuality”. In: LUNEFELD, P. (Ed.). The digital dialetic: new essays on new media. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1999. (Leonardo series).

HAYTHORNTHWAITE, C. Social networks and internet connectivity effects. Information, Communication & Society, York (UK), v. 8, n. 2, p. 125_- 147, 2005.

HELLER, A.; FEHÉR, F. A condição política pós-moderna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

HENDRICKSON, M. Twitter for music. TechCrunch, [S.l.]: 12 mai. 2008. Disponível em: <http://www.techcrunch.com/2008/05/12/twitter-for-music/>. Acesso em: 08 fev. 2009.

HODKINSON, P. Interactive online journals and individualisation. New Media and Society, [S.l.], v. 9, 2007. Disponível em: <http://www.paulhodkinson.co.uk/publications/hodkinsonnmsarticle.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2008.

HUBERMAN, B.; ROMERO, D.; WU, F. Social networks that matter: twitter under the microscope. First Monday, [S.l.], v. 14, n. 1, 05 jan. 2009. Disponível em: <http://firstmonday.org/htbin/cgiwrap/bin/ojs/index.php/fm/article/view/2317/2063>. Acesso em: 10 jan. 2009.

HUNTINGTON, S. The Next Battleground. Time Magazine, New York, n. 26, p. 69, 28 jun. 1993. (Interview given to Sam Allis).

IANNI, O. Enigmas da modernidade-mundo. São Paulo: Civilização Brasileira, 2000.

IJSSELSTEIJN, W.; RIVA, G. Being there: the experience of presence in mediated environments. In: RIVA, G.; DAVIDE, F.; IJSSELSTEIJN, W. A. (Ed.) Being there: concepts, effects and measurement of user presence in synthetic environments. Amsterdan: IOS Press, 2003. Disponível em: <http://www.emergingcommunication.com/volume5.html>. Acesso em: 03 maio 2003. (Emerging Communication: Studies on New Technologies and Practices in Communication).

JAMBEIRO, O. (Org.). A TV no Brasil do século XX. Salvador: Edufba, 2001.
_______ (Org.). Informação e comunicação: o local e o global em Austin e Salvador. Salvador: Edufba, 2004.
_______ (Org.). Internet e educação a distância. Salvador: Edufba, 2002.

JAMBEIRO, O.; BOLAÑO, C.; BRITTOS, V. (Org.). Comunicação, informação e cultura: dinâmicas globais e estruturas de poder. Salvador: Edufba, 2004. 

JAMBEIRO, O.; BRITTOS, V.; BENEVENUTO JR., A. (Org.). Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia. Salvador: Edufba, 2005.

JAMBEIRO, O.; LUBISCO, N. M. L.; Henriette, F. G. (Org.). Informação: contextos e desafios. Salvador: Edufba, 2003.

JAMBEIRO, O.; SILVA, H. P. (Org.). Socializando informações, reduzindo distâncias. Salvador: Edufba, 2003.

JAMBEIRO, O.; SILVA, H. P.; BORGES, J. (Org.). Cidades contemporâneas e políticas de informação e comunicações. Salvador: Edufba, 2007.

JAMESON, F. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio, São Paulo: Ática, 1996.

JENKINS, H. Fans, bloggers and gamers: exploring participatory culture. New York: New York University Press, 2006.

JENNINGS, D. 2008. Fans will be the most comprehensive curators. Net, blogs and rock n’roll, [S.l.]: 23 maio 2008. Disponível em: <http://www.netblogsrocknroll.com/2008/05/fans-will-be-th.html>. Acesso em: 03 out. 2008.

KANT, I. Critique de la faculté de juger. Paris: Vrin, 1989.

KAPLÚN, G. Entre mitos e desejos: desconstruir e reconstruir o desenvolvimento, a sociedade civil e a comunicação comunitária. In: PAIVA, R. (Org.). O retorno da comunidade: os novos caminhos do social. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

KEANE, J. The media and democracy. London: Polity Press, 1991.

KERKHOVE, D. de. Virtual reality for collective cognitive processing. In: DRUCKREY, T. (Ed.). Ars Electronica: facing the future: a survey of two decade. Massachusetts: The MIT Press, p. 234-240, 1999.

LACLAU, E. Emancipación y diferencia. Buenos Aires: Ariel, 1996.

LAMERE, P. The Blip.fm API. Music machinery, [S.l.]. Disponível em: <http://musicmachinery.com/2009/02/10/the-blipfm-api/>. Acesso em: 11 fev. 2009.

LAMERE, P.; CELMA, O., Tutorial on music recommendation. In: PROCEEDINS OF ISMIR 2007 - INTERNATIONAL CONFERENCE OF MUSIC INFORMATION RETRIEVAL. Disponível em: <http://www.iua.upf.edu/~ocelma/MusicRecommendationTutorial-ISMIR2007/music-rec-ismir2007-proposal.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2009.

LAURIA, R. Virtual reality: an empirical-metaphysical testbed. Journal of Computer Mediated-Communication, Chapel Hill, School of Journalism and Mass Communication of North Carolina at Chaptel Hill, JCMC, v. 3, n. 2., Sept. 1997. Disponível em: <http://jcmc.indiana.edu/vol3/issue2/lauria.html>. Acesso em: 17 out. 2009.

LEÃO, L.; PRADO, M. Música em fluxo: programas que simulam rádios e a experiência estética em redes telemáticas. Líbero- Revista do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, v. 10, n. 20, p. 69-79, dez. 2007.

LEMOS, A. Cibercidades: um modelo de inteligência coletiva. In: ------- (Org.). Cibercidade: as cidades na cibercultura. Rio de Janeiro: E-papers, 2004.
_______. Cultura das redes: ciberensaios para o século XXI. Salvador: EDUFBA, 2002.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.
_______. Cultura das redes: ciberensaios para o século XXI. Salvador: Edufba, 2002.
_______ (Org.). Cidade digital. Salvador: Edufba, 2007.
_______ (Org.). Cibercidade II – Ciberurbe: a cidade na sociedade da informação. Rio de Janeiro: E-papers, 2005.
_______ (Org.). Cibercidade: as cidades na cibercultura. Rio de Janeiro: E-papers, 2004.

LEMOS, A.; CUNHA, P. (Org.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.

LEMOS, A.; PALACIOS, M. (Org.). Janelas do ciberespaço. Porto Alegre: Sulina, 2000.

LÉVY, P. Ciberdémocratie: essai de philosophie politique. Paris: Odile Jacob, 2002.
_______. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
_______. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
_______. La machine univers: création, cognition et culture informatique. Paris: La Découverte, 1987.

LIJPHART, A. Modelos de democracia: desempenho e padrões de governo em 36 países. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

LIPOVETSKY, G. Les temps hypermodernes. Paris: Grasset, 2004.

LIU, H. Social network profiles as taste performances. Journal of Computer-Mediated Communication, [S.l.], v. 13, 2007. Disponível em: <http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/liu.html>. Acesso em: 05 jul. 2008.

LOMBARD, M.; DITTON, T. At the heart of it all: the concept of presence. Journal of Computer Mediated-Communication, Chapel Hill, School of Journalism and Mass Communication of North Carolina at Chaptel Hill, JCMC, v. 3, n. 2, Sept. 1997. Disponível em: <http://jcmc.indiana.edu/vol3/issue2/lombard.html>. Acesso em: 17 out. 2009.

LONGMAN DICTIONARY OF CONTEMPORARY ENGLISH. 4. ed. Essex: Pearson; Longman, 2006.

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.

MACEDO, R. S. Por uma epistemologia multirreferencial e complexa nos meios educacionais. In: BARBOSA, J. (Org.). Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. São Carlos: Ed. da UFSCar, 1998.

MACHADO DA SILVA, J. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2003. [Versão em francês: Les technologies de l`imaginaire: médias et culture à l’ère de la communication totale. Paris: La Table Ronde, 2008].

MACMANUS, R. Interview with Last.fm founder Richard Jones: part 1, the competition. ReadWriteWeb, [S.l.]: 01 out. 2008. Disponível em: <http://www.readwriteweb.com/archives/interview_with_lastfm_founder_richard_jones_part1.php>. Acesso em: 03 out. 2008.

MAFFESOLI, M. Le temps des tribus: le déclin de l`individualisme dans les sociétés de masse. Paris: Meridiens Klincksieck, 1988.
_______. La connaissance ordinaire: précis de sociologie compréhensive. Paris: Librairie des Méridiens, 1985.
_______. La conquête du présent: pour une sociologie de la vie quotidienne. Paris: PUF, 1979.

MAIA, R. C. M. (Coord.). Mídia e deliberação. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

MANOVICH, L. Software takes command, [S.l.]: 2008. Disponível em: <http://lab.softwarestudies.com/2008/11/softbook.html>. Acesso em: 05 fev. 2009.

MANTOVANI, G.; RIVA, G. Building a bridge between different scientific communities: on Sheridan’s ecletic ontology of presence. Presence: teleoperators and virtual environments, Massachusetts: The MIT Press, v. 10, n. 5, p. 537-543, Oct. 2001.

MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002.

MATTERN, F. Ubiquitous computing: scenarios for an informatized world. Disponível em: <http://www.vs.inf.ethz.ch/res/papers/ECCMatternUbicompEng.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2007.

MATURANA, H. R. Humberto Maturana. A ontologia da realidade. MAGRO, Cristina; GRACIANO, Míriam; VAZ, Nelson (Org.). Belo Horizonte: UFMG, 2002.

MATURANA, H. R.; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2005.

MAUSS, M. Ensaio sobre a dádiva. Lisboa: Edições 70, 1988.

MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.
_______. Understanding media: the extensions of man. New York: McGraw Hill, 1964.

MELODY, W. On the political economy of communication in the information society. In: WASKO, J.; MOSCO, V.; PENDAKUR, M. (Ed.). Illuminating the blind spots. New Jersey: Ablex Publishing Corporation Norwood, 1993. p. 63-81.

MERLEAU-PONTY, M. O primado da percepção e suas conseqüências filosóficas. Campinas: Papirus, 1990.

MITCHELL, W. J. e-topia. Cambridge: The MIT Press, 2000.

MORAES, D. de. Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro: Record, 2003.

MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. da. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo, SP: Cortez, 1995.

MORSE, M. Virtualities: television, media art, and cyberculture. Theories of contemporary culture. Indiana, Bloomington: Indiana University Press, v. 21, 1998. Disponível em: <http://www.netlibrary.com/ebook>. Acesso em: 17 out. 2009.

MURDOCK, G. Converging interests: cultural citizenship and digital capitalism. In: COLÓQUIO BRASIL/GRÃ-BRETANHA, 1., 1999, Rio de Janeiro. Anais da Intercom, São Paulo: INTERCOM, 1999.
_______. The new mogul empires: media concentration and control in the age of convergence. Media Development, Londres, v. 41, n. 4, p. 410-419, 1994.

NAONE, E. A brief history of Microblogging. Technology Review, [S.l.]: set./out. 2008. Disponível em: <https://www.technologyreview.com/files/18810/forward.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2008.

NEGROPONTE, N. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

NEPUSZ, T. Reconstructing the structure of the world-wide musical scene with last.fm, [S.l.]. Disponível em: <http://sixdegrees.hu/last.fm/index.html>. Acesso em: 21 nov. 2008.

NÖTH, W. Máquinas semióticas. Galáxia: revista transdisciplinar de comunicação, semiótica, cultura-revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, São Paulo, EDUC, n. 1, p. 51-74, 2001.

OITICICA, H. Aspiro ao grande labirinto. Seleção de textos por Luciano Figueiredo, Lygia Pape e Waly Salomão. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

OTIS, L. The other end of the wire: uncertainties of organic and telegraphic communication. Preprint-publicação do Instituto Max-Planck de História da Ciência, Berlim, v. 184, 2001.

PARENTE, A. (Org.). Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed 34, 1993.

PASSARELLI, B. Hipermídia e a educação: algumas pesquisas e experiências. Contexto & Educação, Ijuí, RS, n. 34, ano 8, out./dez., 1993.

PEPPERELL, R. The post-human condition. Oxford: Intellect, 1995.

PEREIRA, V. A. G.A.M.E.S. 2.0? Gêneros e gramáticas de arranjos e ambientes midiáticos mediadores de experiências de entretenimento, sociabilidades e sensorialidades. In: COMPÓS, 17., 2008, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: COMPÓS, 2008. Disponível em: <http://www.compos.org.br//data/biblioteca_294.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2009.

PINHEIRO, M. Subjetivação e consumo em sites de relacionamento. Comunicação, mídia e consumo-Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, [S.l.], v. 5, p. 103-121, nov. 2008. Disponível em: <http://revcom2.portcom.intercom.org.br/index.php/comunicacaomidiaeconsumo/article/viewFile/5462/4984>. Acesso em: 05 fev. 2009.

PLAZA, J. Arte e interatividade: autor-obra-recepção. Arte e tecnologia da imagem 3, Brasília, Unb, v. 3, n. 3, p. 29-42, 2001.

POSTILL, J. From activist networks (1990s) to social networks sites (2000s). [S.l.],
Disponível em: <http://johnpostill.wordpress.com/2008/09/14/from-activist-networks-1990s-to-social-network-sites-2000s/>. Acesso em: 14 set. 2008.

POUND, E. ABC da literatura. São Paulo: Cultrix, 1970.

PRADO, G. Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.

PROJETO “COZINHEIRO DAS ALMAS”. Coordenação de Gilbertto Prado. Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Poéticas Digitais da ECA/USP, 2010. Disponível em: <http://www.cap.eca.usp.br/poeticas/?page_id=28>.

QUINTARELLI, E. Folksonomies: power to the people. In: ISKO Italy-UniMIB Meeting, Milan, jun. 2005. Disponível: <http://www.iskoi.org/doc/folksonomies.htm>. Acesso em: 10 set. 2008.

RECUERO, R. Redes sociais no ciberespaço: uma proposta de estudo. In: INTERCOM - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 28., 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: INTERCOM, 2005.

ROSNAIS, J. de. L’homme symbiotique: regards sur le troisième millénaire. Paris: Seuil, 1995.

RÖSSLER, O. E. The Gulliver effect. In: DIEBNER, H. H.; DRUCKREY, T.; WEIBEL, P. (Ed.). Sciences of the interface. Tübingen: Genista, 2001. p. 1-5.
_______. Das flammenschwert. Bern: Beneteli, 1996.

RÖSSLER, O. E.; SCHMIDT, Artur P. Medium des Wissens: das Menschenrecht auf Information. Bern; Stuttgart; Wien: Haupt, 2000.

SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
_______. Por que as comunicações e as artes estão convergindo?. São Paulo: Paulus, 2005.
_______. Cultura das mídias. 4. ed. São Paulo: Experimento, 2005.
_______. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
_______. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
_______ (Org.). Mídias e artes: o desafio da arte no século XXI. São Paulo: Unimarco, 2002.

SANTOS, E. O. Articulação de saberes na EAD online: por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. In: SILVA, M. (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.

SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.

SCHÄEFER, M. Bastard culture: user participation and the extension of cultural industries. 2008. Tese (Doutorado em Comunicação & Mídia)-Utrecht University. Disponível em: <http://mtschaefer.net/media/uploads/docs/Schaefer_Bastard-Culture.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2009.

SCHEER, L. La démocratie virtuelle. Paris: Flammarion, 1994.

SCHONFELD, E. Last.fm needs more than a redesign to catch up to Imeen. TechCrunch, [S.l.], 15 ago. 2008. Disponível em: <http://www.techcrunch.com/2008/08/15/lastfm-needs-more-than-a-redesign-to-catch-up-to-imeem>. Acesso em: 18 ago. 2008.

SCHWARZ, H. P. Media – Art – History. Munich; New York: Picht, Rebecca; Stoeckmann, Birgit, 1997.

SERRES, M. O incandescente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

SFEZ, L. As tecnologias do espírito. Famecos: mídia, cultura e tecnologia-revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS, Porto Alegre, n. 6, p. 7-16, jun. 1997.
_______. Crítica da comunicação. São Paulo: Loyola, 1994.

SHERIDAN, T. B. Response to “Buiding a bridge between different scientific communities: on Sheridan’s ecletic ontology of presence”. Presence: teleoperators and virtual environments, Massachusetts: The MIT Press, v. 10, n. 5, p. 544-545, Oct. 2001.

SIBILIA, P. O show da vida íntima na internet: blogs, fotologs, videologs, orkut e webcams. In: CAIAFA, J.; ELHAJJI, M. (Org.). Comunicação e sociabilidade: cenários contemporâneos. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

SILVA, M. Educación interactiva: enseñanza y aprendizaje presencial y online. Madrid: Gedisa, 2005.
_______ (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.
_______. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

SILVA, M. Sala de aula interativa. São Paulo: Loyola, 2010. [Versão em espanhol: Educación interactiva: enseñanza y aprendizaje presencial y on line. Barcelona: Gedisa, 2005].
______ (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação e formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003.

SILVA, M.; SANTOS, E. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. São Paulo: Loyola, 2010.

SILVEIRA, S. A. da. Inclusão digital, software livre e globalização contra-hegemônica. In: ------; CASSINO, J. Software livre e inclusão digital. São Paulo: Conrad, 2003.

SMITH, A. The public interest and telecommunications. In: NEWBERG, P. R. (Ed). New directions in telecommunications policy. London: Duke University Press, v. 1, 1989. p. 334-358.

SODRÉ, M. Antropológica do espelho. Petrópolis: Vozes, 2002.

SOUSA SANTOS, B. de. Introdução a uma ciência pós-moderna. Porto: Afrontamento, 2002.
SREBERNY-MOHAMMADI, A. The global and the local in international communications. In: CURRAN, J.; GURREVITCH, M. (Org.). Mass media and society. London: Edward Arnold, 1991. p. 118-138.

TAPSCOTT, D. Geração digital: a crescente e irredutível ascensão da geração net. São Paulo: MAKRON Books, 1999.

TARR, M. J.; WARREN, William H. Virtual reality in behavioral neurosceince and beyond. Supplement, v. 5, nov. 2002, p. 1089-1092. Disponível em: <http://www.nature.com/cgi-taf/DynaPage.taf?file=/neuro/journal/v5/n11s/full/nn948.html>. Acesso em: 16 out. 2009.

THORNTON, S. Club cultures: music, media and subcultural capital. Connecticut: Wesleyan University Press, 1996.

TODOROV, T. Mikhaïl Bakhtine: le principe dialogique. Paris: Seuil, 1981.

TREMBLAY, G. The information society: from fordism to gatesism. Canadian Journal of Communication, Montreal, v. 20, n. 4, 1995.

TRIVINHO, E. (Org.). Flagelos e horizontes do mundo em rede. Porto Alegre: Sulina, 2009.
_______. A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada. São Paulo: Paulus, 2007. (Coleção Comunicação).
_______. O mal-estar da teoria: a condição da crítica na sociedade tecnológica atual. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.
_______. Redes: obliterações no fim de século. São Paulo: Annablume; FAPESP, 1998.

TSCHACHER, W. The interface problem in cognitive psychology. In: DIEBNER, H. H.; DRUCKREY, T.; WEIBEL, P. (Ed.). Sciences of the interface. Tübingen: Genista, 2001. p. 192-201.

TURNBULL, D.: BARRINGTON, L.: LANCKRIET, G. Five approaches to colleting tags for music. In: ISMIR 2008 – Session 2c – Knowledge representation, tags, metadata, [S.l.], 2008. Disponível em <http://ismir2008.ismir.net/papers/ISMIR2008_128.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2008.

VARELA, F. J. O reencantamento do concreto. Cadernos de subjetividade-Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP, São Paulo, Hucitec, EDUC, 2003.

VATTIMO, G. Para além da interpretação. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.

VIRÍLIO, P. A velocidade da libertação. Lisboa: Relógio d’Água, 2000.
_______. Vitesse et politique. Paris: Galilée, 1977.

WATERWORTH, J. A.; WATERWORTH, Eva L. The meaning of presence. Presence
Connect
, v. 3, issue 3, 2001. Disponível em: <http://www.presenceconnect.com/>. Acesso em: 28 maio 2003.

WEIBEL, P. The art of interface technology. In: DIEBNER, H. H.; DRUCKREY, T.; WEIBEL, P. (Ed.). Sciences of the interface. Tübingen: Genista, 2001. p. 272-281.

WIESER, M. The computer for the 21st century. ACM SIGMOBILE Mobile Computing and Communications Review, v. 3 ,  issue 3, p. 3-11, July 1999. (Special issue dedicated to Mark Weiser).

WINKIN, Y. (Org). La nouvelle communication. Paris: Seuil, 1981.

ZHAO, S. “Being there” and the role of presence technology. In: RIVA, G.; DAVIDE, F.; IJSSELSTEIJN, W. A. (Ed.). Being there: concepts, effects and measurement of user presence in synthetic environments. Amsterdan: IOS Press, 2003. Disponível em: <http://www.emergingcommunication.com/volume5.html>. (Emerging Communication: Studies on New Technologies and Practices in Communication).

ZODER, J. Interface psychology. In: DIEBNER, H. H.; DRUCKREY, T.; WEIBEL, P. (Ed.). Sciences of the interface. Tübingen: Genista, 2001. p. 319-326.