SOBRE OS AUTORES

ADRIANA AMARAL

Professora-Adjunta do Mestrado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Mestre e Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Doutorado-sanduiche em Sociologia da Comunicação no Boston College, Estados Unidos, com bolsa do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2004-2005), é co-editora da revista Interin, editada pelo Mestrado em Comunicação e Linguagens da UTP. É sócia fundadora e membra do Conselho Científico Deliberativo da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura (biênios 2007-2009 e 2009-2011), e membra da Aoir - Association of Internet Researchers. Publicou Visões perigosas: uma arque-genealogia do cyberpunk (Sulina, 2006) e organizou, com Raquel Recuero e Sandra Montardo, Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação (Momento Editorial, 2009; ebook online: http://www.sobreblogs.com.br/blogfinal.pdf).

ANDRÉ LEMOS

Professor Associado 1 da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA), onde coordena o Grupo de Pesquisa em Cibercidade (GPC), credenciado pelo CNPq. Doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, França, e Pós-Doutor (visiting scholar) pela University of Alberta e McGill University, Canadá (2007-2008), foi Chefe do Departamento de Comunicação (1997), Diretor Substituto (1998) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM/UFBA (1997-2000). Pesquisador 1B do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é Assessor ad hoc dessa agência, da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. É membro titular da Comissão de Avaliação de Artes, Ciência da Informação e Comunicação do CNPq (triênio 2009-2012). Presidiu a COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (biênio 2003-2005). Sócio fundador da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura, integra o seu Conselho Científico Deliberativo (biênios 2007-2009 e 2009-2011). Foi membro do júri internacional do prêmio Best of blogs (BoB) da “Deutsche Welle” (2004-2005) e do Prêmio Ars Electronica (2004-2007) para a área de Digital communities. Integra o Conselho Científico e/ou Editorial dos principais periódicos científicos de Comunicação no Brasil e das revistas Wi, Journal of Mobile Media (Canadá), Canadian Journal of Communication (Canadá) e Revue Sociétés (França/Bélgica), entre outras. Foi editor da Textos de comunicação e cultura contemporânea, periódico científico editado pela FACOM/UFBA (1997-1999). Atualmente, é Editor Assistente da revista Contemporânea (FACOM/UFBA) e das revistas eletrônicas 404nOtF0und (http://andrelemos.info/404nOtF0und) e Cibercultura (do ItaúCultural). Autor de diversos artigos nacionais e internacionais sobre cibercultura, publicou Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporâea (Sulina, 2002, 2004, 2008) e Cultura das redes: ciberensaios para o século XXI (Edufba, 2002); organizou Cidade digital (Edufba, 2007), Cibercidade II - Ciberurbe: a cidade na sociedade da informação (e-papers, RJ, 2005) e Cibercidade: as cidades na cibercultura (e-papers, RJ, 2004); e co-organizou, com Paulo Cunha, Olhares sobre a ciberculturaço (Sulina, 2003), e, com Marcos Palacios, Janelas do ciberespaço (Sulina, 2000). Website: http://andrelemos.info.

EDILSON CAZELOTO

Professor Titular do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP) e Líder do Grupo de Pesquisa “Mediações Telemáticas em Grupos Sociais” nessa Universidade. Jornalista, Radialista, Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC-SP, é membro fundador e associado do CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura da PUC-SP, Assessor ad hoc da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Vice-Coordenador do GT “Comunicação e Sociabilidade” da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. É autor de Inclusão digital: uma visão crítica (SENAC, 2008).

ELIZABETH SAAD CORREA

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa COM+ da mesma instituição. Mestra em Gestão Estratégica da Tecnologia pela Faculdade de Economia e Administração da USP, Doutora em Ciências da Comunicação e Livre-Docente em Jornalismo, Mercado e Tecnologia pela ECA/USP, é Assessora ad hoc do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coordenou a área de Jornalismo no PPGCOM-ECA/USP (até junho de 2005) e foi Coordenadora Acadêmica do USPOnline (de 2002 a 2004). Principal obra publicada: Estratégias 2.0 para a mídia digital: internet, informação e comunicação (SENAC, 2008).

EUGÊNIO TRIVINHO

Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP), Coordenador Geral do CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura nessa instituição e Pesquisador do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em cujo Diretório de Grupos de Pesquisa o CENCIB/PUC-SP está cadastrado. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é Assessor ad hoc do CNPq, da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Integrou a Comissão Qualis/CAPES de avaliação de periódicos científicos das áreas de Comunicação e Ciência da Informação (2003-2005). Foi Vice-Coordenador do PEPGCOS/PUC-SP nos biênios 2005-2007 e 2007-2009. Em 1995, contribuiu para fundar e coordenou, até 2002, o Grupo de Trabalho “Comunicação e Sociedade Tecnológica” (atual “Comunicação e Cibercultura”) da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. De 2000 em diante, articulou a criação da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, formalmente fundada por pesquisadores de Programas de Pós-Graduação de várias áreas das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Artes, durante o I Simpósio Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Cibercultura, organizado pelo CENCIB/PUC-SP e realizado nesta Universidade, em setembro de 2006. Presidente da ABCiber (gestões 2007-2009 e 2009-2011). Membro do Conselho Científico e/ou Editorial de vários periódicos da área de Comunicação, integrou a Comissão Editorial da revista Galáxia, editada pelo PEPGCOS/PUC-SP (2003 a 2005). É autor, entre outras obras, de A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada (Paulus, 2007), O mal-estar da teoria: a condição da crítica na sociedade tecnológica atual (Quartet, 2001) e Redes: obliterações no fim de século (Annablume/FAPESP, 1998); e de vários ensaios de crítica da comunicação, da civilização mediática, da cultura pós-moderna e da cibercultura. Em 2009, organizou Flagelos e horizontes do mundo em rede, publicado pela Editora Sulina.

GILBERTTO PRADO

Professor Titular do Departamento de Artes Plásticas e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Doutor em Artes pela Universidade de Paris 1 - Panthéon/Sorbonne, França, e Livre-Docente pela UNESP, foi Professor convidado da Universidade Paris 8 em março e abril de 2004 e 2006. Membro do Conselho Fiscal e Secretário de Finanças da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura (gestões 2007-2009 e 2009-2011, respectivamente). Artista multimídia, com foco em instalações interativas e web art, realizou inúmeras exposições em eventos nacionais e internacionais, entre elas: Palavras sem fronteiras, Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro (2007); Memória do Futuro, Itaú Cultural (2007); Interconnect@ between attention and immersion, ZKM, Karlsruhe (2006); Cinético Digital, Itaú Cultural, São Paulo (2005); Corpos Virtuais, Espaço Telemar, Rio de Janeiro (2005); >=4D, Centro Cultural Banco do Brasil, Brasília (2004); XXV Bienal de São Paulo, Net Arte (2002); Link_Age/MECAD, Barcelona (2001); AAA/ISEA, Paris (2000); Medi@terra, Atenas (2000); II Bienal do Mercosul, Porto Alegre (1999); City Canibal, Paço das Artes, São Paulo (1998); Mediações, Itaú Cultural (1997); Arte e Tecnologia, MAC/USP (1995); Mutations de l`Image, Vidéothèque de Paris (1994); City Portraits/Art-réseaux, Galerie Donguy (1990); Welcomet Mr. Halley, Paço das Artes (1985); XVI Bienal de São Paulo (setor: Mail Art, 1981). Principal obra publicada: Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário (Itaú Cultural, 2003).

JUREMIR MACHADO DA SILVA

Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade dos Meios de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FAMECOS/PUCRS) e Pesquisador 1B do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Doutor em Sociologia pela Universidade Paris V - René Descartes, Sorbonne, França, sob a orientação de Michel Maffesoli, e Pós-Doutor pela mesma instituição, com Edgar Morin, Michel Maffesoli e Jean Baudrillard, foi membro titular da Comissão de Avaliação de Artes, Ciência da Informação e Comunicação do CNPq (triênio 2006-2009). É sócio fundador e membro do Conselho Científico Deliberativo da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura (biênios 2007-2009 e 2009-2011). Romancista, ensaísta e jornalista, ex-correspondente do jornal Zero Hora (Porto Alegre) na Europa, baseado em Paris (1993-1995), é cronista do jornal Correio do Povo (desde 1999). Traduziu para o português obras de Claude Simon, Alain Robbe-Grillet, Michel Houellebecq, Yves Simon, Pierre Michon, Gilles Lipovestsky, Michel Maffesoli, Jean Baudrillard e Edgar Morin (deste último, quatro dos cinco volumes de O método); e 84 poemas escolhidos de As flores do mal, de Charles Baudelaire. Principais obras publicadas: Les technogies de l`imaginaire: Médias et culture à l’ère de la communication totale (La Table Ronde, 2008), Solo (Record, 2008), Getúlio (Record, 2004), As tecnologias do imaginário (Sulina, 2003), A miséria do jornalismo brasileiro (Vozes, 2000), Le Brésil: pays du présent (Desclée de Brouwer, 1999), Anjos da perdição: futuro e presente na cultura brasileira (Sulina, 1996).

LUCIA SANTAELLA

Professora Titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (PEPGCOS) e Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), ambos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Teoria Literária pela mesma instituição, é Livre-Docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com 12 estágios de Pós-Doutorado no exterior. Pesquisadora 1A do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é Assessora ad hoc dessa agência e da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Diretora do CIMID - Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora Geral do Centro de Estudos Peirceanos do PEPGCOS/PUC-SP, coordenou esse Programa de Pós-Graduação no período de 1987 a 1999. Sócia fundadora de direito e membra do Conselho Científico Deliberativo da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura (biênio 2007-2009). Publicou 33 livros e organizou 11 coletâneas, dentre os quais Linguagens líquidas na era da mobilidade (Paulus, 2007), Por que as comunicações e as artes estão convergindo? (Paulus, 2005), Corpo e comunicação: sintoma da cultura (Paulus, 2004), O método anticartesiano de C. S. Peirce (Unesp/FAPESP, 2004), Comunicação e semiótica (Hacker, 2004), Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo (Paulus, 2004), Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura (Paulus, 2003), Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal – aplicações na hipermídia (Iluminuras, 2001 / Prêmio Jabuti 2002), Semiótica aplicada (Thomson, 2002), Mídias e artes: o desafio da arte no século XXI (Org.) (Unimarco, 2002) e Comunicação e pesquisa (Hacker, 2001).

LUCRÉCIA D’ALESSIO FERRARA

Professora e Coordenadora (gestão 2009-2011) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP) e Coordenadora Geral do Grupo de Pesquisa “Espaço-Visualidade/Comunicação-Cultura” nessa Universidade. Doutora em Literatura Brasileira pela Faculdade Sedes Sapentiae da PUC-SP, é Livre-Docente em Desenho Industrial pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e Pós-Doutora em Sociologia dos Signos pelo CNRS - Centre National de la Recherche Scientifique, Paris, França. Pesquisadora do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é Assessora ad hoc dessa agência, da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coordenou, na PUC-SP, o Departamento de Arte (1966-1978) e os Programas de Estudos Pós-Graduados em Teoria Literária (1969-1978) e em Comunicação e Semiótica (1978-1984). Ex-Presidente da Comissão de Pós-Graduação da  FAU/USP (1989-1991), foi representante da Área de Comunicação e Artes na CAPES (1985-1987). É sócia fundadora e membra do Conselho Científico Deliberativo da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura (biênios 2007-2009 e 2009-2011). Principais obras publicadas: ComunicaçãoEspaçoCultura (Annablume, 2008), Espaços Comunicantes (Org.) (Annablume, 2007), Curitiba: do modelo à modelagem (Org.) (Annablume, 2007), Design em espaços (Rosari, 2002), Os significados urbanos (EDUSP/FAPESP, 2000), Olhar periférico: informação, linguagem, percepção ambiental (EDUSP/FAPESP, 1993), Ver / a / cidade (Nobel, 1988), Leitura sem palavras (Ática, 1986), A estratégia dos signos  (Perspectiva 1981) e O texto estranho (Perspectiva, 1978).

MARIA CRISTINA FRANCO FERRAZ

Professora Titular de Teoria da Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma Universidade. Mestra em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), Doutora em Filosofia pela Universidade de Paris 1 - Sorbonne, França, e Pós-Doutora pelo Instituto Max-Planck de História da Ciência (Berlim) e pelo Centro de Pesquisa em Literatura e Cultura de Berlim, é Pesquisadora do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Coordenadora do Doutorado Erasmus Mundus Cultural Studies in Literary Interzones. É sócia fundadora da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. Primeira Editora da revista Contracampo, do PPGCOM/UFF, e Coordenadora da coleção Conexões (1999-2005), da Editora Relume Dumará (25 títulos publicados), é autora de Nove variações sobre temas nietzschianos (Relume Dumará, 2002), Nietzsche: o bufão dos deuses (Relume Dumará, 1994; Paris: Harmattan, 1998) e Platão: as artimanhas do fingimento (Relume Dumará, 1999; a ser publicado em Portugal pela editora Vegas).

MARCO SILVA

Professor Adjunto do Departamento de Educação a Distância da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA; Linha de Pesquisa “Tecnologias da Informação e da Comunicação nos Processos Educacionais”). Sociólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa as relações entre educação e tecnologias digitais de comunicação e informação, com foco prioritário nas temáticas da interatividade, da cibercultura, da docência e aprendizagem interativas (presenciais e online). É sócio fundador e Secretário Executivo da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura (gestão 2009-2011), da qual também membro do Conselho Fiscal (2007-2009). Publicou Educación interactiva (Barcelona, 2005) e Sala de aula interativa (Quartet, 2000; Loyola, 2010) e organizou Educação online: teorias, práticas, legislação e formação corporativa (2003) e, com Edméa Santos, Avaliação da aprendizagem em educação online: cenário, formação e questões didático metodológicas (2010).

OTHON JAMBEIRO

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, do Doutorado Interdisciplinar em Difusão do Conhecimento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Comunicação pela University of Westminster e Pós-Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), publicou A TV no Brasil do século XX (2001) e, em co-autoria, Tempos de Vargas: o rádio e o controle da informação (2004); organizou Informação e comunicação: o local e o global em Austin e Salvador (2004) e Internet e educação a distância (2002); e co-organizou Cidades contemporâneas e políticas de informação e comunicações (2007), Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia (2005), Comunicação, informação e cultura: dinâmicas globais e estruturas de poder (2004), Socializando informações, reduzindo distâncias (2003) e Informação: contextos e desafios (2003). É membro do Conselho Científico Deliberativo da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura (biênios 2007-2009 e 2009-2011).

YARA RONDON GUASQUE ARAUJO

Artista e Professora do Centro de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Formada em licenciatura plena em Artes Plásticas pela FAAP/SP, Mestra em Letras por esta Universidade e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica da PUC-SP (PUC/SP), coordena o Grupo de Pesquisa “Telepresença em Ambientes Imersivos, Participativos e Interativos” da UDESC, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É sócia fundadora e Diretora Cultural da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura (gestão 2009-2011), da qual foi membra do Conselho Científico Deliberativo (2007-2009). Pesquisadora visitante do Media Interface and Network Design (MIND Lab), do Departamento de Mídia, Estudos Informacionais e Telecomunicações da Universidade Estadual de Michigan (MSU) (2001-2002), coordenou o Perforum Desterro - Grupo de Pesquisa de Teleperformances e de Telepresença (1999-2001). Em 2009, integrou o júri de seleção do 8º Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia. Tem participado, como conferencista, de simpósios nacionais e internacionais de várias associações científicas e culturais (ABCiber, Estéticas Tecnólogicas, Actamídia, ANPAP, FILE, Art.BR, Refresh, Re:Place e ISEA2008). Principal obra publicada: Telepresença: interação e interfaces (Educ, 2005).