GAME “COZINHEIRO DAS ALMAS”:
BREVES RELATOS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO Grupo Poéticas Digitais da ECA/USP Gilbertto Prado (Coord.), Jesus de Paula Assis, Paula Janovitch, Lívia Gabbai, Luciano Gosuen, Fábio Oliveira, Gaspar Arguello, André Furlan e Hélia Vannuchi I – INTRODUÇÃO
Em textos e apresentações anteriores, abordamos o processo de estruturação da trama do game Cozinheiro das Almas e fizemos uma série de testes e experimentos para a escolha do software mais adequado, no caso o 3DGameStudio.1 Neste artigo, passamos às fases de
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II – ROTEIRO E AMBIENTES
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O roteiro, bem como todos os pontos de tensão no videogame, são obras de ficção. Mas tomamos como princípio que essa ficção deveria se desenvolver dentro de ambientes precisos. |
1. A Garçonnière
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A sala de referência de Dufrene (5). O resto (acesso, cômodos, portas de ligação etc.) foi desenvolvido à parte. Na planta, vemos os espaços divididos para criação da cenografia. |
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2. Personagens e sons
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O jogador viaja no tempo e se vê, de repente, em uma São Paulo de 90 anos atrás. Ele vaga pelos ambientes e vê pessoas paralisadas, presas a um tempo que não é o seu. Essas pessoas, no entanto, estão vivas e agindo. Mas o jogador só pode ouvir ecos, vozes distorcidas. É por meio delas que vai entendendo a trama que acontece no ambiente. |
III – DESENVOLVIMENTO DO AMBIENTE DO BRÁS
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CRÉDITOS DO GAME COZINHEIRO DAS ALMAS
GRUPO POÉTICAS DIGITAIS (ECA/USP)
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Referências
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1 Sobre o Projeto “Cozinheiro das Almas”, textos também estão disponibilizados online em http://www.cap.eca.usp.br/poeticas/?page_id=28.
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