NÚCLEOS TEMÁTICOS E CONCEITUAIS PRINCIPAIS DA OBRA
[Para mais detalhes, ver a Apresentação]



Cibercultura – Civilização mediática – Cultura contemporânea
Capitalismo cognitivo – Feudalismo informacional
Ecologia pluralista da cultura e das linguagens

Divisão social do trabalho intelectual
Campo interdisciplinar de estudos

Contraculturas – Subculturas
Comunidades virtuais – Redes sociais

Espaço físico / concreto / geográfico / urbano – Cidades – Meio ambiente – Lugar
Ciberespaço – Espaço digital / virtual – Sistemas/territórios informacionais
Territorialização e desterritorialização

Cultura/comunicação/meios de massa – Comunicação online
Meios digitais / cibermídia – Mídia locativa
Tecnologias móveis – Cultura da mobilidade – Nomadismo
Virtualidade – Realidade virtual
Realidade misturada / aumentada
Computação ubíqua
Plataformas multiusuários
Interfaces multissensoriais / tangíveis
Redes temáticas – Bancos de dados
Imagens – Fotografia
Fotologs – Blogs
Hibridismos – Espaço/espacialidade híbrida – Cultura/realidade híbrida

Mudança / transformação

Poder – Micropolítica

Cognição / conhecimento – Competências cognitivas
Inteligência coletiva
Trabalho imaterial

Sujeito – Corpo – Corpo-mente – Corpo-espaço
Experiência sensória – Atenção – Percepção – Memória / memória estendida
Paixão – Amor – Afeto – Prazer – Voyeurismo
Subjetivismo – Racionalização

Sociabilidade – Modos de viver – Estilos de vida
Socialização online – Inclusão social

Interação humano/computador – Interatividade
Participação – Compartilhamento – Práticas colaborativas em rede

Indústria da intermediação – Cultura da permissão – Propriedade intelectual –
Controle da ciência e da cultura
Visibilidade – Controle, vigilância e monitoramento eletrônicos – Espetáculo

Direitos (vigentes e emergentes)
Tecnologias recombinantes – Remixagem – Pirataria
Acesso aberto – Commons
Liberdade – Cultura livre

Educação – Docência e aprendizagem interativas – Ambientes virtuais de aprendizagem
Ciência – Conhecimento científico (acesso, avaliação e impacto) –
Produção/comunicação científica
Ciberjornalismo
Ciberarte – Experimentações artísticas em mídias digitais
Música (cadeia de produção e consumo)
Entretenimento (massificado e digital)
Práticas de consumo

Metodologias de análise
Critérios/indicadores de avaliação de qualidade de produto digital