logo
Inicial | Aprovados | Submissão | Inscrição | Inscritos | Instruções | Programação | Local | Transmissão | Comissões | Hotéis | Anais | Boletins

DIRETRIZES PARA A INSCRIÇÃO E A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1 Participação no evento

1.1 A participação no V Simpósio Nacional da ABCiber dá-se através do cadastramento no Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - SEAC. A inscrição e a submissão de trabalhos, que são processos independentes, permitem a participação no evento, dando ao inscrito pagante o direito de frequentar todas as atividades propostas, inclusive oficinas. Os interessados podem participar em duas categorias:
a) leitor, que não apresenta trabalho;
b) autor, que submete um trabalho de sua autoria e o apresenta no Simpósio, caso ele seja aprovado.

1.2 A inscrição é feita com o pagamento da Taxa de Inscrição, que é a mesma tanto para leitor quanto para autor. Os valores estão discriminados na tabela abaixo:

1.3 A submissão de trabalhos pode ser feita antes da inscrição (pagamento da taxa). Para submeter um trabalho é necessário cadastrar-se no Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - SEAC. Veja como fazê-lo na página Submissão. Baixe aqui o roteiro.

1.4 A data final de submissão de trabalhos é 25 de julho de 2011. A partir desta data, o cadastramento como autor estará suspenso no SEAC.

1.5 A data final da divulgação dos trabalhos aprovados é 17 de agosto de 2011. Os autores com trabalhos aprovados devem fazer sua inscrição (pagamento da taxa) até 30 de agosto de 2011, impreterivelmente.

1.6 As submissões de trabalho devem obedecer às seguintes diretrizes:

1.6.1 Os artigos científicos e as proposições de mesas temáticas devem ser inéditos, não tendo sido publicados ainda, nem estando em consideração para publicação por outra conferência. Os artigos científicos devem ter o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas.

1.6.2 O arquivo de submissão deve estar, preferencialmente, no formato .RTF, sendo admitidos os formatos OpenOffice (.doc) e Microsoft Word (.doc - evite o formato .docx). Os artigos e as proposta devem apresentar correção textual e uso adequado da língua formal e coloquial.

1.6.3 Todas as URLs nos textos (ex.: http://pkp.sfu.ca) devem estar ativas e prontas para clicar. O material multimídia (vídeos e imagens) deve ser postado através de plataformas de hospedagem como Flickr, Youtube, Vimeo ou similares, inseridos no texto como links ativos.

1.6.4 O texto deve seguir as seguintes normas: espaço 1,5 entre as linhas; fonte Times New Roman, de 12 pontos; emprego do itálico em vez de sublinhado para destaque (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas inseridas no texto, no lugar devido; subtítulos em negrito, com separação por 2 espaç:os 1,5; redação seguindo as normas da ABNT.

1.6.5 Todos os trabalhos devem conter resumos, sendo de 5 a 10 linhas (máximo de 200 palavras) para artigo científico e de 5 a 10 linhas (máximo de 200 palavras) para os demais tipos de trabalho, em português e em inglês (abstract).
Todos os trabalhos devem conter de 3 a 5 palavras-chave, em português e em inglês (key-words).

1.6.6 Um autor pode submeter mais de um trabalho em qualquer modalidade (eixo temático) ou sessão (tipo de participação). Mas, o mesmo trabalho não pode ser submetido em mais de uma modalidade (eixo temático).

2 Eixos temáticos (Modalidades de Conferências)

Os trabalhos submetidos ao V Simpósio ABCiber - 2011 devem estar inseridos num dos seguintes 8 (oito) eixos temáticos (chamados Modalidades de Conferência, no SEAC):

1) Educação, Processos de Aprendizagem e Cognição
2) Jornalismo, Mídia livre e Arquiteturas da Informação
3) Processos e Estéticas em Arte Digital: Circuit bending, Instalações Interativas e Curadorias Distribuídas
4) Jogos, Redes Sociais, Mobilidade e Estruturas Comunicacionais Urbanas
5) Meio ambiente, Sustentabilidade e Economias Solidárias
6) Comunicação Corporativa e Práticas de Produção e Consumo Online
7) Articulações Políticas Governamentais e Não-governamentais no Ciberespaço
8) Arquivos: Taxionomias, Preservação e Direito Autoral

3 Tipos de Participação (Tipos de Sessão)

3.1 São 5 (cinco) os tipos de participação que os autores podem submeter ao V Simpósio ABCiber - 2011 (chamados de Tipos de Sessão, no SEAC):
(A) Artigo científico
(B) Mesa temática
(C) Oficina
(D) Performance
(E) Exposição

3.2 Artigos científicos:
Textos acadêmicos concentrados em torno dos eixos temáticos.
O artigo deverá ter o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas (digitado em Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas 1,5). No restante, o artigo deve seguir as normas da ABNT.
Um autor pode inscrever mais de um trabalho, em qualquer modalidade de conferência (eixo temático) ou tipo de sessão (participação). Entretanto, um mesmo trabalho não pode ser submetido em mais de uma modalidade (eixo temático).
Use o modelo padrão de artigo científico.
A submissão do artigo deve ser feita em Submissão.

3.3 Mesas temáticas:
Mesa sobre tema concernente à cibercultura, respeitando os eixos temáticos, com a participação de no máximo 3 pesquisadores - incluindo o proponente, que será o coordenador da mesa. A duração dos trabalhos da mesa temática não poderá ultrapassar 150 minutos, incluindo apresentação, exposições e debate.
Use o modelo padrão de proposta de mesa.
A submissão da proposta de mesa deve ser feita em Submissão.

3.4 Oficina (Workshop):
Oficinas, com duração de quatro, oito e doze horas, obedecendo aos eixos temáticos.
Seguindo o modelo padrão de proposta de oficinas, a proposta deve conter: título, objetivos, público-alvo, metodologia, programa e duração. O transporte, a montagem e os materiais necessários são de responsabilidade exclusiva do proponente.
Use o modelo padrão de proposta de oficina.
A submissão da proposta de oficina deve ser feita em Submissão.

3.5 Performance:
Performances ou happenings que explorem as tecnologias de informação e comunicação. Os artistas deverão apresentar memorial descritivo contendo: 1) título; 2) nome do artista; 3) minicurrículo do artista; 4) conceito e 5) detalhes de produção.
Os proponentes são responsáveis pela produção (material, infraestrutura, pessoal, etc).
Use o modelo padrão de memorial de performance.
A submissão da proposta de performance deve ser feita em Submissão.

3.6 Exposições:
Exposição de produções artísticas que explorem as redes e tecnologias de informação e comunicação, em diversas categorias. As obras deverão estar em condições de serem expostas sem causar danos físicos ao local da mostra. O artista proponente será responsável pela produção e montagem da obra.
Como a infraestrutura é limitada, é muito importante que os autores indiquem de que modo irão produzir seus trabalhos, caso sejam aceitos.
O espaço de uma obra não pode exceder as seguintes medidas: 3 m de altura x 9 m² de base (3m x 3m).
Os artistas deverão apresentar memorial descritivo contendo: 1) nome do artista; 2) título da obra; 3) técnica empregada; 4)dimensões; 5) ano de execução da obra e 6) descrição detalhada.
Use o modelo padrão de memorial de exposição.
A submissão da proposta deve ser feita em Submissão.

 

Entidades Promotoras

Redes Sociais

Twitter Flickr CulturaDigital

 

Apoio

Organização

Estrutura Institucional

Apoio Cultural

 

Links

Florianopolis on BBC