ABCiber 10 - X SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER
CONECTIVIDADE, HIBRIDAÇÃO E ECOLOGIA DAS REDES DIGITAIS
ECA/USP -14, 15 e 16 de dezembro de 2017

CONECTIVIDADE, HIBRIDAÇÃO E ECOLOGIA DAS REDES DIGITAIS

As últimas gerações de conectividade e os avanços das tecnologias digitais propulsionaram novos desenhos de interação, os quais, além de dados, pessoas e dispositivos, estenderam a comunicação para as coisas (Internet of things), os territórios e as biodiversidades (Internet everything). Tais formas de conexão estão contribuindo para o desenvolvimento de inéditos tipos de interação que delineiam uma arquitetura não mais somente antropomórfica ou sociocêntrica, capaz de criar materialidades originais (biotecnologia, nanotecnologia, tecnologias vestíveis, entre outras), mas também novos tipos de superfícies resultantes de processos de hibridações.

Simultaneamente, a extensão da dimensão informativa às biodiversidades e aos territórios, contribuiu para formar uma ecologia material e informatizada geradora de novas formas comunicativas do habitar, transformando nossa forma de interação com o espaço e com o meio ambiente.

A emergência da consciência das crises climática e ecológica contemporâneas (teoria de Gaia), convergente com uma qualitativa transformação, ocasiona a difusão de formas de monitoramento e de interações mais sustentáveis entre as diversas partes da biosfera. Objetos com capacidades infocomunicacionais avançadas,  processamento e análise de grandes quantidades de informação, além de gestão e planejamento com base em ações construídas por algoritmos aplicados à vida nas cidades, estão sendo direcionados para a busca de soluções e condições sustentáveis para o planeta.

A ideia de comunicação nessas novas arquiteturas ecológicas digitais passa por uma ressignificação que parece se afastar da concepção midiática da mesma, baseada em emissores, canais e mensagem, para adquirir a dimensão de uma ecologia interativa e complexa. Em todos os aspectos e formas de interações a dimensão conectiva torna-se estratégica para a compreensão e para as descrições dos fenômenos.

Essa última característica oferece-nos a possibilidade de repensar os processos comunicativos e sociais numa perspectiva não mais identitária e antinômica (natureza-cultura, público-privado, humano-natureza, humano-técnica), mas híbrida e epimelética. A dimensão híbrida e conectiva que marca a comunicação digital estende-se a todos os âmbitos da vida e das interações, alterando as práticas econômicas, políticas, relacionais e as formas de aprendizagem.

O Big Data e os recentes avanços no campo da Inteligência Artificial alteram significativamente nossas formas de aprendizagem, criando ecologias híbridas de produção de conhecimento a partir de interações férteis entre distintos tipos de inteligência (humana, dispositivos, dados).

Novos saberes circulam entre as tramas das redes. Torna-se imperioso a apropriação efetiva das tecnologias informacionais e comunicacionais, a Media and Information Literacy (MIL), por todos os atores em rede. A capacidade de discernimento de informações e conteúdo, análise crítica dos meios e canais, além de competências de programação e de uso dos diferentes dispositivos tecnológicos são fundamentais para o aumento da participação numa sociedade cada vez mais conectada, complexa e com imensos desafios presentes e futuros.

 

Cronograma

:
14 de agosto a 28 de outubro de 2017
:
Período para Submissão de Comunicações - Resumos expandidos de 10.000 até 11.000 caracteres com espaços - Call for Papers
:
14 de agosto a 08 de outubro de 2017
:
Período de inscrições antecipadas (Faixa de preço promocional 1)
:
14 de agosto a 02 de novembro de 2017
:
Período de avaliação das Comunicações - On Demand
:
14 de agosto a 13 de novembro de 2017
:
Envio de cartas de aceite em fluxo contínuo
:
13 de novembro de 2017
:
Data limite de divulgação geral no site das comunicações aprovadas do evento
:
09 de outubro a 16 de novembro de 2017
:
Período de inscrições de apresentadores de comunicações (Faixa de preço promocional 2)
:
17 de novembro a 04 de dezembro de 2017
:
Período de inscrição de ouvintes (Faixa de preço 3)
:
14, 15 e 16 de dezembro de 2017
:
Período de realização do X Simpósio Nacional da ABCiber
:
17 de dezembro de 2017 a 31 de janeiro de 2018
:
Período para envio dos artigos completos

 
Organização:

           

                                                       

Promoção:                   
          
 Realização:
 
Apoio:  

 

Universidade de São Paulo
Escola de Comunicações e Artes (ECA - USP)
Cidade Universitária - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443
Butantã, São Paulo - SP, 0508-020, Brasil
faleconosco@abciber10.com.br