ABCIBER | Simpósios e Encontros, II Encontro Regional Centro-Sul da ABCiber

ISSN : 2175-2389
BLACK MIRROR: REFLEXÕES SOBRE O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DE VIGILÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFORMAL
Quezia Salles Cabral Viana

Última alteração: 2019-03-25

Resumo


Esta pesquisa se dedicará a analisar as implicações dos recursos tecnológicos na educação informal exibida no episódio Arkangel, da série televisiva norte-americana Black Mirror. Para isso, os conceitos de educação formal, não-formal e informal serão trazidos à tona, bem como os de vigilância e monitoramento. Com base nestes estudos, o trabalho discutirá quais reflexões o episódio proporciona acerca do uso de recursos tecnológicos, sobretudo os de caráter de vigilância e monitoramento, na educação de crianças dentro do círculo familiar. A metodologia empregada terá caráter teórico e empírico, uma vez que coletará dados de um produto cultural e contará com revisão bibliográfica.

Palavras-chave


Cibercultura, educomunicação, vigilância e monitoramento, black mirror, educação informal