A ABCiber



Breve Histórico

Fruto de um projeto semeado desde 2000, cuja ideia preliminar foi lançada no IX Encontro Nacional da COMPÓS, realizado na PUC-RS, a ABCiber foi fundada em 27 de setembro de 2006, por pesquisadores(as) de vários Programas de Pós-Graduação de diferentes áreas das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes no Brasil, então reunidos em Plenária Especial do I Simpósio Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Cibercultura. O evento foi organizado pelo CENCIB – Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC- SP, e realizado nesta Universidade, no período de 25 a 29 de setembro de 2006.

A criação da Associação foi divulgada em Nota Pública (de 07/10/2006) para a comunidade nacional e internacional. A necessidade institucional de integração da ABCiber ao sistema jurídico brasileiro levou a primeira Diretoria a adotar procedimentos administrativos, documentais e operacionais necessários ao registro da Associação em Cartório da cidade de São Paulo, nomeadamente no 6o. Cartório de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica, e, posteriormente, à obtenção do CNPJ – n. 11.294.169/0001-18 – junto à Receita Federal. Esses procedimentos incluíram a convocação de uma Assembleia Geral Especial, igualmente liminar, para efeito de fundação de direito da Associação, encontro este realizado na PUC-SP, no dia 05 de outubro de 2009.

À luz da sistemática axiológica referencial do ordenamento jurídico, os(as) pesquisadores(as) que participaram da Plenária Especial de 26 de setembro de 2006 passaram a ser considerados formalmente como “fundadores históricos ou de fato” da ABCiber; e os(as) pesquisadores(as) participantes da assembleia de fundação jurídica, os seus “fundadores de direito”.

A história da ABCiber testemunha, com convicção, que um dos legados intelectuais e éticos mais vigorosos e fundamentais que a criação de uma entidade científica nacional pode oferecer às áreas de conhecimento que a constituem, ao seu desenvolvimento ampliado, diversificado e sempre renovado, e também à sua própria posteridade, é o de uma democracia vívida, concretamente atuada e articulada na indispensável escuta do outro, aí compreendidos os procedimentos que instituam esse legado como valor a ser cultivado dentro e fora da instituição, em todos os sentidos.

A ABCiber se orgulha de ter-se desenvolvido a partir do consenso multilateral, em escala nacional, em relação à necessidade de sua fundação, bem como (a partir) da diferença produtiva, elegante e plena de amizade no âmbito intelectual e da sinergia na esfera pessoal – princípios sine qua non de construção de uma instituição científica e cultural democratizada internamente e progressista, que se fez – em sua história, a evocar-se aqui também o GT “Comunicação e Cibercultura” da COMPÓS – em nome da liberdade e da solidariedade interpares.

 

Sabia mais

Nota Pública à Comunidade Científica Brasileira e Internacionl (2006)

download em PDF