V Simpósio Nacional da ABCiber
ISBN 978-85-61682-64-4
VOLTAR Antropofagia Digital e o Re-manifesto Antropofágico para a Era Digital (2010)
Vanessa Ramos-Velasquez
Duração: 10min.

Teoria-ensaio e poema-manifesto para a revolução digital inspirados pelo “Manifesto Antropófago” de Oswald de Andrade que propõe uma nova prática de consumo (ingestão, digestão e excreção) envolvendo uma mediação tecnológica.

A artista metaboliza analogicamente referências das mídias digitais apregoando uma prática canibalista de remixagem cultural. O ensaio performático é atualizado a cada apresentação, tornando-se, nas palavras de Ramos-Velasquez, uma “antropofagia viva”. Com o intuito de propiciar o visionamento desse trabalho com o qual Ramos-Velasquez recebeu a distinção do Vilém Flusser Theory Award durante o festival berlinense Transmediale 2011, a artista apresentará pela primeira vez a performance em webcast de “Antropofagia Digital e o Re-Manifesto Antropofágico para a Era Digital”. 

Vanessa Ramos-Velasquez é artista plástica interdisciplinar carioca, tendo adquirido uma formação diversificada ao longo de várias residências internacionais. Foi bolsista da Fulbright na Universidade de Kansas, EUA, depois de ter cursado um ano na Escola de Belas Artes da UFRJ. Seu trabalho já foi apresentado no Chelsea Art Museum (Nova York), Museu de Arte Contemporânea de Roma, Ravello LAB (Itália), OffLoop VideoArt Festival em Barcelona, em boates no Rio de Janeiro, Nova York, Berlim e Pequim, e nas ruas em intervenções urbanas. Como instigadora cultural, seu trabalho Antropofagia Digital contendo o Re-Manifesto Antropofágico para a Era Digital foi apresentado pela primeira vez no ISEA2010/RUHR em Dortmund, Alemanha. Entre as apresentações destacam-se as que aconteceram no Transmediale.11 em Berlim, no ISEA2011/Istambul durante a Bienal de Istambul e no Media Art Lab durante a Bienal de Moscou.

Logos Apoio