V Simpósio Nacional da ABCiber
ISBN 978-85-61682-64-4
VOLTAR Euroville (2010)
Rachel Rosalen, Rafael Marchetti
Net.art

A obra foi realizada a partir da gravação, sob a direção dos artistas, de uma seleção de alguns artigos específicos da Carta dos Direitos Fundamentais da União Européia, na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas. O registro do áudio foi gravado em seis línguas e mixado com imagens, capturadas por um sistema de busca na internet em tempo real, de certos aspectos da realidade européia que se contrapõe ao texto da Carta.

Rachel Rosalen e Rafael Marchetti partiram do material produzido em uma residência artística em Bruxelas (2010), cujo foco foi o binômio entre local e União Européia. Bruxelas vive uma situação urbana singular e complexa, ao mesmo tempo em que é cosmopolita reproduz dinâmicas de uma cidade pequena. Recortada pela presença da União Européia e de instituições ligadas a ela, Bruxelas está cindida desde sua base administrativa entre Flandres e a comunidade francesa, possui duas línguas correntes as quais se mesclam os idiomas, dialetos e culturas de 30% de imigrantes advindos da Europa do Leste, América do Sul e África. Para os artistas, “o contraste entre o local e o global, entre a Villa e a Metrópole, o Belga e o imigrante, aparece como conflito. Ironicamente, a mesma União Européia que formula a ‘Carta dos Direitos Fundamentais da União Européia’ e a publica nas línguas referentes aos países que fazem parte da Comunidade, exila, com este gesto, tudo aquilo que não pertence a este grupo, ou seja, os imigrantes.”

Em 2007 os artistas Marchetti e Rosalen iniciam sua colaboração. Combinando desenho de espaços e o entorno de net-art, juntos desenvolvem instalações interativas e espaços híbridos. Além de exposições e participações em renomados instituições culturais como Centre Pompidou (Paris), Plugin (Basel), Museu de Arte de Yokohama (Japão), Museu de Arte Contemporânea (Basel), Image Forum (Tokyo), Videoformes (Clermont-Ferrand), Kunstraum Walcheturm (Zurich), La Filature (Mulhouse), Palazzio Nuovo (Nápoles), Paço das Artes (SP), 4ª. Bienal de Vídeo Arte de Tel Aviv (Israel), Ars Electronica (Linz), File (São Paulo), 404 (Rosario), Viper Festival (Basel), ACM Multimedia (Singapur), Nova Geografías (México DF), Bienal da Habana, Break 2.3 (Ljubljiana), Accea (Armenia), Laboral, Bienal de Sevilha e ZKM (Karlsruhe). Também foram contemplados por importantes prêmios como PAC Novas Mídias (Sec. Estado da Cultura SP), Prog:me (2005) RJ, File (2005) e Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, SP (2005 e 2007).

Logos Apoio