V Simpósio Nacional da ABCiber
ISBN 978-85-61682-64-4
VOLTAR THELESMI (2010)
Kauê Costa
Duração: 30min

Performance audiovisual inspirada nos conceitos apresentados na tábua de esmeralda, texto enigmático que descreve o funcionamento do universo e que é considerado a gênese da alquimia árabe e ocidental.

Kauê Costa realiza composições visuais e cria o áudio imersivo da apresentação por meio de informação dos instrumentos sintéticos. Para a performance será utilizado o RACK (Reactive Audiovisual Creative Kit), software customizado pelo artista e que permite gerar e controlar sons e imagens em tempo real. Obedecendo a estética imposta pelo texto, tanto o áudio quanto o vídeo escondem uma complexidade natural da alquimia, permitindo vasta exploração por meio da arte generativa e da recursividade.

Kauê Costa é formado em Design Gráfico/UFSC e mestre em Digital Media Design pela Elisava/UPF. Na graduação dedicou-se à pesquisa da geometria e da etnomatemática, partindo do sistema ocidental para compreender a geometria desenvolvida pelas civilizações pré-colombianas e interpretar os novos paradigmas da geometria circular e a essência fractal do sistema pré-invasão, suas concepções distintas em relação ao tempo e suas implicações na geometria contemporânea. Durante o mestrado em Barcelona desenvolveu projetos que envolviam visão computacional, computação física, interpretação de dados e interação sonora. Atualmente ministra a disciplina de Interface Homem Máquina para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no SENAI/CTAI de Florianópolis, onde reside. Ele trabalha com desenvolvimento de software, interface, multimídia, ambientes imersivos, computação física, audiovisual e visualização de informação. O artista busca cruzar os limites de cada mídia, colaborando com colegas na Espanha e Portugal e com projetos que envolvam diversos campos entre eles a arte, o design e a pesquisa.

Logos Apoio