logo-abciber

FLUXOS EMERGENTES & CONEXÕES EXPANDIDAS

No ECOSSISTEMA DIGITAl

PALESTRANTES

Confira algumas das palestras confirmadas!

Lucia Santaella

Lucia Santaella é pesquisadora 1A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e coordenadora da pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUCSP). Doutora em Teoria Literária pela PUCSP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Foi professora convidada em várias universidades no exterior. Já levou à defesa 248 mestres e doutores. Publicou 46 livros e organizou 19, além da publicação de mais de 400 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).

Pollyana Ferrari 

Pós doutora em comunicação pela Universidade Beira Interior (UBI) – PT, Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP), jornalista, professora do Departamento de Jornalismo e professora do programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É autora de 7 livros sobre comunicação digital, entre eles, Como sair das bolhas (2018), Jornalismo Digital (2010), No tempo das telas (2014) e A força da mídia social (2014). Suas pesquisas estão citadas em mais de 1500 trabalhos acadêmicos, entre dissertações, teses e artigos acadêmicos.

Geane  alzamora

Geane Carvalho Alzamora é jornalista (PUC Minas), mestre e doutora em Comunicação e Semiótica (PUC SP) com estágio doutoral na Universität Kassel (Alemanha) e pós-doutorado na Universitat Pompeu Fabra (Espanha) na área de comunicação transmídia. Professora do Departamento Comunicação Social da UFMG, membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq  (Processo: 311914/2016), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermedia/Centro de Convergência de Novas Mídias  (UFMG). Co-organizou Exploring Transmedia Journalism in the Digital Age (Hershey: IG Global, 2018, com Renira Rampazzo Gambarato), Textualidades Midiáticas (Barcelona: UOC, 2017, com Bruno Souza Leal e Carlos Alberto Carvalho) e Kulturdialoge Brasilien/Deutschland: Design, Film, Literature, Media. (Berlin: Tranvia Sur, 2008, com Simone Malagutti e Renira Gambarato). Recebeu o Prêmio Freitas Nobre (tese de doutorado) Intercom, em 2006, e o Prêmio Intercom, categoria Mestrado, Modalidade Jornalismo, em 1997. Desenvolve pesquisas sobre dinâmica transmídia, semiótica e jornalismo com auxílio do CNPq, FAPEMIG e UFMG.

Christina Ferraz Musse

Christina Ferraz Musse é jornalista, mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutora em Práticas e Culturas da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora associada do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.  É líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Comunicação, Cidade e Memória. Participa ativamente do GP de Telejornalismo da Intercom, do GT de História da Mídia Audiovisual da Rede Alcar e da Rede de Pesquisa em Telejornalismo, Telejor, da SBPjor, através da qual tem feito várias publicações. É autora dos livros: “Imprensa, cultura e imaginário urbano: exercício de memória sobre os anos 60/70 em Juiz de Fora”, “Memórias possíveis: personagens da televisão em Juiz de Fora” (com a colaboração de Cristiano José Rodrigues) e “Os cinemas de rua de Juiz de Fora: memórias do Cine São Luiz” (com Gilberto Faúla Avelar Neto e Rosali Maria Nunes Henriques).  É co-autora do livro “Memórias do cineclubismo: a trajetória do CEC – Centro de Estudos Cinematográficos de Juiz de Fora” (de autoria de Haydêe Sant’Ana Arantes). Tem longa experiência em telejornalismo, audiovisual e comunicação organizacional, em especial no âmbito das instituições federais de ensino superior.

Aluizio Trinta

Aluizio R. Trinta foi Professor-Leitor na Universidade de Toronto (Canadá), tendo cursado o mestrado em Linguística e frequentado aulas ministradas por Marshall McLuhan no Center for Culture and Technology da U. de T. É Mestre em Linguística e Filosofia da Linguagem pela Faculdade de Letras da UFRJ; e Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. É Acadêmico Colaborador do PPGCOM/UFJF.

Adenilde Petrina 

Adenilde Petrina é Doutora Honoris Causa pela UFJF,  formada em Filosofia também pela UFJF.  Professora aposentada de História pela  Rede Municipal de Juiz de Fora. Moradora do Bairro Santa Cândida desde 1970, participante da Rádio Comunitária do Bairro Santa Cândida – Mega FM de 1997 até 2006. Atualmente, militante da Cultura Hip Hop, movimento negro e Slam de Perifa através do Coletivo Vozes  da Rua.

Andrea Lapa

Professora do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, onde atua na Linha Educação e Comunicação. Líder do grupo de pesquisa Comunic, com pesquisa em temas como: educação para os direitos humanos na cultura digital, formação crítica através da mediação tecnológica, ensinar e aprender com TIC. Coordena em Florianópolis a pesquisa: “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para a formação cidadã”, com ações hacker na escola para a educação em direitos humanos.

Frederico Braida

Frederico Braida é arquiteto e urbanista e especialista em Moda, Cultura de Moda e Arte pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com intercâmbio para Universidad de Belgrano (UB, Argentina); Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor Adjunto do Departamento de Projeto, Representação e Tecnologia, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (DPRT/ FAU/ UFJF). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (PROAC) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP). É líder do Laboratório de Estudos das Linguagens e Expressões da Arquitetura, Urbanismo e Design (LEAUD) e faz parte da Rede de Pesquisa TRÍADES. É membro do Comitê Executivo Internacional da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital (SIGraDi). Dentre outras obras, é organizador do livro “101 Conceitos de Arquitetura e Urbanismo na Era Digital”.

VEJA NOSSA PROGRAMAÇÃO

  • 16h30: CREDENCIAMENTO
  • 18h: SOLENIDADE DE ABERTURA
  • 18h30: LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO ABCIBER 10 ANOS
  • 19h às 21h: PALESTRA MAGNA Tema: Big-Data e Inteligência Artificial
  • 8h – CREDENCIAMENTO
  • 08h30: PALESTRA Tema: Cidadania Digital
  • 10h30 às 12h30: MESA DE CONFERÊNCIA 1 Tema: Distopias nas redes: Fakenews, Vigilância e Algorítimos
  • 14h às 16h: SESSÃO 1 DE PAINÉIS TEMÁTICOS
  • 14h00 às 16h00: SESSÃO 1 DE MESAS COORDENADAS
  • 14h00 às 16h00: CONVERSA EXPANDIDA Tema: Arte e Resistência
  • 16h às 16h30: CAFÉ COM LEITURA E LANÇAMENTO DE LIVROS
  • 16h30 às 18h00: SESSÃO 2 DE PAINÉIS TEMÁTICOS
  • 16h30 às 18h00: SESSÃO 2 DE MESAS COORDENADAS
  • 16h30 às 18h00: CONVERSA EXPANDIDA – TEMA: Poesia e Memória: contribuições de Philadelpho Menezes
  • 18h30 às 22h30: REUNIÃO CIENTÍFICA
  • 8h30 às 10h30: MESA DE CONFERÊNCIA 2 Tema: Resistência e participação nas ruas e nas redes
  • 10h30 às 12h30: MESA DE CONFERÊNCIA 3 Tema: Fluxos Emergentes e Linguagens Expandidas
  • 14h às 16h: SESSÃO 3 DE PAINÉIS TEMÁTICOS
  • 14h às 16h: SESSÃO 3 DE MESAS COORDENADAS
  • 16h00 às 16h30: CAFÉ COM MÚSICA
  • 16h30 às 18h: SESSÃO 4 PAINÉIS TEMÁTICOS
  • 16h30 às 18h: SESSÃO 4 MESAS COORDENADAS
  • 18h às 20h: MESA DE CONFERÊNCIA 4 Tema: Ecologias de redes e Educação
  • 20h às 21h: POESIA CANTADA
  • 09h: CAFÉ DE DESPEDIDA
  • 09h30 às 12h30: Reunião Ordinária do Conselho Científico e Diretor da CCD-ABCiber
  • 12h30 às 14h30: Pausa para Almoço
  • 14h30 às 17h30: Assembleia dos Associados da ABCiber

OBS: No sábado ainda há a possibilidade de acontecer mais 4 sessões de painéis temáticos e mesas coordenadas, porém depende da demanda de submissões.

Fechar Menu