ABCIBER | Simpósios, ABCIBER XI - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2018

Tamanho da fonte: 
Internet das Coisas e Inteligência Artificial: Caminhos para um Panorama Potencial dos seus Efeitos no Marketing
Débora Nunes Pessanha, Diogo Duarte Rodrigues

Última alteração: 2019-04-03

Resumo


O atual cenário tecnológico é caracterizado pela rapidez no desenvolvimento de artefatos, técnicas e dispositivos, que trazem ao mundo uma nova perspectiva de futuro, uma vez que, a partir do advento da internet e do digital, foi possível a criação de formas de tecnologias antes nunca vistas, bem como o desenvolvimento delas ao ponto do que ainda no século XX era tido como utopia. Isto é característica representante de um momento atual de revolução, que pode ser chamado de Revolução Digital, uma vez que as tecnologias assim classificadas tomam parte de diversos segmentos da vida em sociedade, incluindo os aspectos de mercado e organizacionais. São exemplos destas tecnologias as provenientes dos conceitos de Internet das Coisas e de Inteligência Artificial, que confiam às máquinas autonomia de realização de ações que antes eram necessárias de mediação humana. O presente trabalho exploratório busca apontar caminhos para a predição de efeitos potenciais de como estes dois conceitos tecnológicos impactariam no Marketing exercido pelas empresas, na realização de análise de pesquisa de caráter qualitativo-quantitativo com públicos diversos de consumidores, esta objetivando a obtenção de variadas opiniões e perspectivas relacionadas à implementação efetiva desses dois conceitos tecnológicos nos segmentos mercadológicos e de vida em sociedade.

Texto completo: DOC