ABCIBER | Simpósios, ABCIBER XI - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2018

Tamanho da fonte: 
O MARKETING DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE NAS REDES SOCIAIS
Luiz Agner

Última alteração: 2019-04-03

Resumo


Este trabalho procura analisar aspectos do modo de atuação do controle e do poder exercido pela vigilância na sociedade digital. A discussão proposta envolve a ética, a segurança e o potencial de controle dos algoritmos de aprendizado de máquina, que não só coletam dados dos usuários, mas os armazenam, combinam, analisam e criam padrões que revelam tendências a serem empregadas em estratégias digitais para gerar mais consumo e até influenciar decisões político-eleitorais. As tecnologias que usam inteligência artificial permitem que a persuasão seja construída de forma individualizada, criando um novo sistema de controle social e de manipulação da percepção. São discutidos empregos de algoritmos durante o debate político, assim como o escândalo do vazamento de dados de usuários na rede social Facebook. Para isso, aplicou-se o método de pesquisa bibliográfica e documental.



Texto completo: PDF