Última alteração: 2019-03-18
Resumo
O trabalho apresenta uma aplicação atualizada do fenômeno do fluxo de programação, teoria de Raymond Williams que consiste em perceber os anúncios publicitários e programas da televisão de forma integrada ao invés de investigá-los isoladamente. O estudo propõe articular o pensamento do autor ao efeito transmÃdia, fenômeno abordado por Henry Jenkins ao tratar da influência das novas tecnologias na elaboração de produtos midiáticos. Para isso, foi utilizado como objeto de estudo a campanha Casa de Novela das Casas Bahia, rede varejista de móveis e eletrodomésticos que atua em âmbito nacional.  A campanha foi lançada em 2018 e é composta de ações que envolvem a programação da Rede Globo de Televisão. As Casas Bahia, habituada em utilizar comerciais que apresentam os produtos com descontos, investiu de forma inédita em uma estratégia constituÃda de ações de merchandising editorial em programa de TV e telenovela. Estas, por sua vez, sofrem desdobramentos até atingir as plataformas virtuais.