ABCIBER | Simpósios, ABCIBER XI - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2018

Tamanho da fonte: 
A NARRATIVA INSTITUCIONAL SOBRE A PASSAGEM DE UMA ESCOLA TRADICIONAL PARA UMA ESCOLA INOVADORA
Luciana Livia Gonçalves

Última alteração: 2019-03-18

Resumo


As chamadas escolas tradicionais, concebidas em um mundo ordenado, dentro de uma temporalidade linear e contínua, interessadas na rotina e em fornecer um saber de valor duradouro, são pressionadas a modificarem-se diante das ressignificações do tempo, da memória, da durabilidade, das rotinas repetitivas e das profundas mudanças no fluxo do saber, no acesso e processamento da informação que marcam o nosso tempo. O presente artigo tem por objetivo investigar a narrativa institucional de escolas particulares tradicionais de São Paulo construída em torno das recentes mudanças pedagógicas e arquitetônicas empreendidas sob a justificativa de melhor responder aos novos desafios educativos que se apresentam no tempo atual, sobretudo no modo de ensinar e aprender. Para tanto, escolhemos analisar as campanhas  ”œProjeto CSL2020” e ”œColégio São Luís: a serviço da geração aprendente”.


Texto completo: DOC