ABCIBER | Simpósios, ABCIBER XI - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2018

Tamanho da fonte: 
O QUE OS TORCEDORES CURTEM: AS INTERAÇÕES GERADAS EM PÃGINAS NO FACEBOOK DE TIMES DO CAMPEONATO BRASILEIRO ”“ SÉRIE D 2018
Anselmo Penha Feitosa

Última alteração: 2019-04-03

Resumo


A internet se tornou mídia para as informações esportivas a partir da década de 1990. Além de portais voltados ao futebol, ele também ocupa as redes sociais. Entre elas, o Facebook, a rede social com maior número de usuários no mundo, segundo dados de junho de 2018. A fim de entender o uso das redes sociais como uma forma de retirar o contato com torcedores das mãos dos intermediadores, este artigo tem por objetivo mapear métodos estratégicos usados pelas equipes da Série D do Campeonato Brasileiro em suas páginas oficiais no Facebook, de forma a identificar, em um segundo momento, quais os assuntos que melhor renderam interação do público com as páginas, a partir das métricas disponibilizadas: reações, comentários e compartilhamentos. O artigo analisa publicações feitas durante a 1ª fase da competição nas páginas oficiais de Associação Ferroviária de Esportes e Mirassol Futebol Clube.


Texto completo: docx