ABCIBER | Simpósios, ABCIBER XI - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2018

Tamanho da fonte: 
O FÓRUM DE DISCUSSÃO ONLINE COMO INTERFACE DIALÓGICA DE APRENDIZAGEM
Susan Kratochwill

Última alteração: 2019-04-03

Resumo


Este estudo objetivou avaliar a dialogia e a interatividade presentes nos fóruns de discussão das salas virtuais de uma disciplina pedagógica dos cursos online de Licenciatura em Matemática, Ciências Biológicas e Letras de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Utilizou-se da observação e da análise criteriosa dos fóruns online disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem. Com base nos fundamentos da interatividade: participação-intervenção; bidirecionalidade”“hibridação; permutabilidade”“potencialidade, buscou-se tais preceitos na análise dos fóruns para concretização da dialógica. Após análise, concluiu-se que os referidos fóruns não cumprem os fundamentos da interatividade, nem tampouco a dialogia, tanto em suas propostas quanto nas participações de docentes e discentes.


Texto completo: docx