ABCIBER | Simpósios, ABCIBER XI - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2018

Tamanho da fonte: 
Possibilidades e desafios no estímulo da identidade dos sujeitos em um bate-papo educacional1
Carla Vieira Barbosa

Última alteração: 2019-04-03

Resumo


Neste artigo investigamos as possibilidades e desafios na concepção e desenvolvimento da representação do sujeito nos bate-papos educacionais. Consideramos que o debate sobre a identidade e a diferença nestes sistemas é fundamental na formação de indivíduos autônomos, pensantes, e que são respeitados em suas diferenças. No contexto educacional devemos fomentar um ambiente onde as minorias se sintam motivadas a participar, e que não sofram bullying ou opressão. O objetivo do estudo é pensar a representação das pessoas em sistemas computacionais de conversação em rede através do método cartográfico. Os resultados do estudo mostram que os alunos se sentem mais à vontade de mostrar suas identidades e diferenças em um bate-papo mediado por professor, e que eles gostam de saber com quem estão conversando através de avatares. O estudo mostrou que dependendo do contexto e do tema do bate-papo educacional é importante para o aluno exibir um avatar que identifique quem o aluno é, principalmente em ambientes onde o local de fala importa.



Texto completo: odt