ABCIBER | Simpósios, ABCIBER XI - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2018

Tamanho da fonte: 
ECONOMIA CRIATIVA NO SECOND LIFE: O COMÉRCIO DE PRODUTOS DIGITAIS PARA AVATARES
Cíntia DAL BELLO

Última alteração: 2019-04-03

Resumo


Este artigo tem por objetivos identificar e relatar dinâmicas comerciais no metaverso Second Life que se caracterizem como ”œeconomia criativa”, preferencialmente aquelas relacionadas aos processos de construção identitária do avatar, o que contribui para o fortalecimento do sentimento tele-existencial (DAL BELLO, 2013) neste universo paralelo. A opção por centrar os itens comercializados sobretudo na categoria moda dá-se a partir da compreensão da roupa como rico sistema comunicativo (LURIE, 1997, p. 19). O levantamento e a análise de produtos, serviços e formas de comercialização decorrem da compreensão do que é ser e viver como avatar (imagem que abriga a possibilidade de tele-existir no metaverso), considerando-se o conceito de tele-existência, que congrega o pós-modernismo filosófico, o pós-estruturalismo francês, a semiótica da cultura e a sociodromologia fenomenológica.



Texto completo: DOC