ABCIBER | Simpósios, ABCIBER XI - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2018

Tamanho da fonte: 
GEOGRAFIA ESCOLAR E CIBERCULTURA: UM OLHAR PARA AS VIDEOAULAS NO YOUTUBE, USOS E SENTIDOS
Henrique Lage Chaves

Última alteração: 2019-04-03

Resumo


O presente artigo é derivado de um projeto maior realizado no âmbito da minha pesquisa de Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora defendida no primeiro semestre de 2019. Neste artigo o leitor poderá ter contato com uma breve reflexão sobre o uso de videoaulas na Plataforma YouTube. Recortamos nosso olhar compreensivo para as videoaulas de Geografia Escolar. Buscamos nos aproximar da plataforma com critério bakhtiniano, porém articulamos nossas palavras com contribuições postuladas por outros autores como Milton Santos, Pierre Lévy, Doreen Massey, Volóchinov, entre outros. De uma discussão inicial sobre a evolução do meio técnico às novas redes contemporâneas, construímos com o auxílio dos conceitos de cronotopo e gênero do discurso uma proposta de entendimento afim de contribuir para a Geografia Escolar na sua interface com a Cibercultura.

Texto completo: DOC