ABCIBER | Simpósios e Encontros, ABCIBER XI - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2018

ISSN : 2175-2389
SELEÇÃO DE CRAQUES: OS MEMES CONVOCADOS PARA AS COPAS DO MUNDO DA FIFA DE 2014 E 2018
LILIANE MARIA DE OLIVEIRA SILVA, Carlos Eduardo de Almeida Nunes

Última alteração: 2019-04-03

Resumo


Segundo dados levantados pela rede social Twitter, o Brasil foi o país que mais produziu conteúdo nessa plataforma durante a Copa do Mundo da FIFA de 2018 e com jogos sempre com grande repercussão na internet. Boa parte destes conteúdos foram memes, um dos fenômenos culturais da cultura digital e participativa que são uma das bases da internet atual. Esse novo tipo de manifestação na web, apresentado por meio de imagens, vídeos, gifs, entre outros formatos, quase sempre com apelo ao humor, encontraram nos brasileiros um grande polo de produção e tal como a Copa do Mundo, tornaram-se uma paixão nacional. Com este trabalho, pretende-se fazer uma análise comparativa entre as produções de memes na plataforma Twitter das Copas de 2014 e 2018, buscando observar como se deu a reprodução de memes do torneio realizado no Brasil, e a última edição, sediada na Rússia em 2018.  

Texto completo: docx