ISSN : 2175-2389
PERCEPÇÕES SEMIÓTICAS SOBRE MARCAS GRÃFICAS DE CIDADES INTELIGENTES
Última alteração: 2019-04-03
Resumo
Este trabalho explora percepções e significados associados à s marcas gráficas de cidades inteligentes. Inicialmente são introduzidos ideais urbanos emergentes relacionados à s cidades inteligentes, à s cidades para pessoas e à s cidades sencientes conforme Giffinger (2007), Gretzel (2015), Gehl (2013) e Ratti (2014). Em seguida, apresenta-se resultados da experiência desenvolvida por Mendonça e Logan (2015) com estudantes e profissionais canadenses no Ontario College of Art and Design em Toronto. Nesta ocasião, foi realizada uma discussão em grupo com tópicos baseados nas orientações para análise semiótica descritas por Santaella (2002) enfocando aspectos qualitativo-icônicos, singulares-indicativos e convencionais-simbólicos das marcas gráficas de cidades inteligentes. Ao final, destacam-se elementos visuais e verbais mais frequentes nas percepções levantadas, os quais foram reunidos em grupos temáticos.
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