ABCIBER | Simpósios, ABCIBER XI - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2018

Tamanho da fonte: 
UMA ABORDAGEM TECNOLÓGICA PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO
Luiz Carlos Carchedi

Última alteração: 2019-02-07

Resumo


Os modelos de ensino, assim como as formas de disponibilização de conteúdo, mudaram com o tempo. Novas tecnologias geram novas formas de transferência de conhecimento, o que faz com que utilizá-las na área da educação tenha um campo de aplicação amplo e possa ser aproveitado de diferentes maneiras. As características técnicas do ensino à distância proporcionam um amplo acesso e uso, causando grande geração de dados. Neste contexto, são utilizados o Educational Data Mining e Learning Analytics, áreas da ciência que têm como foco os dados gerados pelas ferramentas educacionais; cada qual com suas particularidades. O presente trabalho faz uma análise das ferramentas disponíveis na literatura e apresenta a importância da interoperabilidade de dados entre diferentes ferramentas, assim como os problemas encontrados para colocá-la em funcionamento. Para o tratamento da interoperabilidade, são apresentadas soluções que visam a integração dessas ferramentas de maneira que as informações sejam acessíveis a todas elas. São apresentados dois padrões que podem ser utilizados para o alcance dessa interoperabilidade, assim como as vantagens e desvantagens de cada um.  O primeiro é a Experience API (xAPI) e em seguida a ontologia. Para a ontologia é apresentado o processo de criação e suas características, em seguida um exemplo com a criação da Onto4LA, uma ontologia voltada para as ferramentas educacionais.


Texto completo: DOC