ABCIBER | Simpósios e Encontros, ABCIBER XIII - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2020

ISSN : 2175-2389
AS MULTIJANELASTELAS DA/NA QUARENTENA E AS PRÃTICAS DOCENTES EM REDES DIGITAIS
ROSANE TESCH

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


A cultura visual (CAMPOS, 2013; HERNÃNDEZ, 2013; MIRZOEFF, 2003; ROSE, 2018) e a produção imagética das docências da educação básica em redes digitais constituem o tema e objeto de estudo da pesquisa de doutorado, em andamento, e cuja parte da produção de dados será visibilizada no presente artigo. O objetivo principal da pesquisa é produzir novas reflexões sobre práticas docentes compartilhadas em redes cotidianas digitais. Neste estudo, as docências (BRUNO & PESCE, 2015) são entendidas como docências interatoras (TESCH, 2018) e a produção ou compartilhamento de uma imagem sobre a educação ou a docência, como um meme, por exemplo, pode ser considerada uma prática docente. A pesquisa tem como campo de produção de dados as redes sociais-digitais e as salas de conversas online com imagens, seguindo o pensamento de Rose (2016) de que há coisas que são discutidas nas conversas com materiais visuais que não são discutidas em entrevistas sem uso de imagens.


Texto completo: docx