ISSN : 2175-2389
Who the fuck is Malu Gabatti?: análise do uso do design na narrativa transmÃdia do videoclipe de "Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim"
Última alteração: 2021-08-30
Resumo
Estratégias transmÃdia tem se tornado recorrentes no atual cenário da midiatização da Informação, da Comunicação e do Design. No dia 13 de agosto de 2020, Manu Gavassi (2020a) alterou seu nome nas redes sociais para Malu Gabatti e deu início ao projeto transmÃdia de sua música intitulada ”œDeve Ser Horrível Dormir Sem Mim”. O videoclipe foi lançado no YouTube no dia 21 de agosto de 2020 e alcançou a marca de 7 milhões de visualizações em apenas 4 dias (GAVASSI, 2020b). Além de lançar o seu próprio produto, que se caracteriza pela sua música e derivados, Manu Gavassi também aproveita de sua relevância na rede para realizar campanhas para empresas. Desta forma, esta pesquisa se encaixa no eixo temático 29, sobre influenciadores, blogueiros e youTubers, pois é centrada na figura da artista que utiliza de maneira estratégica e assertiva sua posição de influenciadora nas redes sociais. Após o contexto apresentado, é possível perceber o sucesso da estratégia de lançamento articulada pela cantora e sua equipe, todavia cabe o questionamento da perspectiva do design para a construção desta narrativa. Logo, a problemática desta pesquisa se trata de identificar como o design e seus elementos contribuem na construção da narrativa transmÃdia de um videoclipe. Para responder a este questionamento, tem-se como objetivo principal analisar, por meio do sistema TRADE (SENS, 2017), os elementos de design utilizados na narrativa transmÃdia do videoclipe ”œDeve ser Horrível Dormir Sem Mim”, de Manu Gavassi e Gloria Groove.
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