Última alteração: 2021-03-18
Resumo
Apresentamos desafios para a educação e possíveis alternativas de enfrentamento ao contexto da revolução tecnológica e das transformações sociais provocadas. Para tanto, colocamos a aprendizagem colaborativa como uma das alternativas possíveis, não somente na educação, mas em diversas situações relevantes para a humanidade, sobretudo, quando se trata de problemas globais, a exemplo de um possível colapso ecológico e a insignificância humana em decorrência da automação. O objetivo é analisar qual educação atenderia a humanidade para o desafio tecnológico, na perspectiva de buscar respostas as inquietações advindas das reflexões e indagações sobre o impacto da revolução tecnológica contemporânea sobre a humanidade. O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica analítica, discutida em grupo de estudos na área de educação, no decorrer do ano de 2019 e primeiro trimestre de 2020. A educação, para sair da atual condição de atraso, deve aproveitar as mudanças contÃnuas provocadas pela revolução tecnológica e tentar inserir-se no fluxo que desencadeia inúmeras transformações sociais. Cabendo, portanto, aos agentes que atuam na educação saberem agir para interconectar a escola ao mundo, aproveitando a oportunidade para trazê-la a contemporaneidade, além de projetá-la para um futuro próximo que priorize o gênero humano, as demais formas de vida e habitats, intensificando práticas colaborativas no cotidiano social, em suas múltiplas relações.