ABCIBER | Simpósios e Encontros, ABCIBER XIII - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2020

ISSN : 2175-2389
O ATENDIMENTO ÀS NOVAS DCNS DE ENGENHARIA NO CENÃRIO PÓS-PANDÊMICO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O FAZER DOCENTE E A APRENDIZAGEM DOS FUTUROS ENGENHEIROS
Bruno Xavier Barros, Davi Leão de Sabóia, Aparecida da Silva Xavier Barros

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


As diretrizes são normas que orientam o projeto e o planejamento de um curso de graduação. A implantação e desenvolvimento das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, homologadas em 2019, devem ser acompanhados, monitorados e avaliados pelas instituições de ensino superior, bem como pelos processos externos de avaliação e regulação conduzidos pelo Ministério da Educação, visando ao seu aperfeiçoamento. Todos os cursos de engenharia do Brasil contam com um prazo de 3 (três) anos a partir da data de publicação para implementá-las, seja de forma gradual, avançando-se período por período, ou imediatamente, com a devida anuência dos alunos. O presente estudo, elaborado metodologicamente a partir de pesquisa bibliográfica e documental, discorre sobre o atendimento às novas DCNs de Engenharia no cenário pós-pandêmico. Também tece considerações sobre as implicações advindas das mesmas sobre o fazer docente e, consequentemente, sobre a aprendizagem dos futuros engenheiros.


Texto completo: docx