ABCIBER | Simpósios e Encontros, ABCIBER XIII - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2020

ISSN : 2175-2389
MULTIMODALIDADE E O ENSINO REMOTO: ANÃLISE DE UMA FERRAMENTA PARA VIDEOCONFERÊNCIA UTILIZADA EM AULAS SÃNCRONAS
Jéssica Rodrigues Esteves, Berenice Santos Gonçalves

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


No Brasil, o ensino remoto foi autorizado pelo Ministério da Educação para todas as Instituições de Educação Superior durante o período da pandemia causada pela COVID-19. Professores e estudantes tiverem que se adaptar às aulas remotas em suas residências, utilizando ferramentas para videoconferência e ambientes virtuais de aprendizagem. O Conferência Web (MConf), um serviço de comunicação e colaboração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), foi disponibilizado pelo governo brasileiro para as Instituições de Educação Superior a fim de facilitar a comunicação síncrona virtual entre professores e estudantes. Logo, o objetivo deste artigo é analisar o potencial pedagógico das multimodalidades do MConf no contexto do ensino remoto, a fim de discutir suas potencialidades e limitações sob a perspectiva da multimodalidade. Para tal, foi realizado um estudo de carácter exploratório, com abordagem qualitativa, composto por revisão bibliográfica e análise descritiva. Os resultados mostraram que o MConf é uma interface multimodal e apresenta potencial pedagógico para o ensino remoto, ainda que alguns dos princípios do design multimodal não sejam explorados em sua totalidade, como o feedback, o feedforward e o prompt. Portanto, é necessário analisar as potencialidades das ferramentas multimodais para que possam desenvolver estratégias pedagógicas adaptadas ao ensino remoto.


Texto completo: docx