ISSN : 2175-2389
APRENDENDO E ENSINANDO NAS DIVERSAS REDES EDUCATIVAS
Última alteração: 2021-03-18
Resumo
O artigo se propõe a investigar e a mapear algumas práticas de aprendizagemensino com o uso da mediação tecnológica em rede no cotidiano de um grupo de alunos no curso livre de Introdução à Internet das Coisas, desenvolvido com alunos regularmente matriculados em uma Escola Técnica do Rio de Janeiro durante um perÃodo da pandemia da COVID-19. As atividades foram desenvolvidas com o uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp e de interfaces de webconferência. Ao trazermos como dispositivos de pesquisa o WhatsApp e o Moodle encontramos nas conversas a possibilidade de articulação e ressignificação de novas práticas cotidianas nos espaços do digital em rede e nos tempos escolares e constatamos que o uso de diversas redes possibilita maiores potencialidades comunicacionais e educativas, incluindo, principalmente, os alunos com limitações de acesso à dispositivos e redes. Cabe ainda ressaltar que essa prática poderá ser mais uma possível prática pedagógica, mas não substituirá as atividades presenciais que precisarão ser retomadas após este tempo de pandemia.
Texto completo:
docx