Última alteração: 2021-03-18
Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral analisar e compreender os aspectos de inovação presentes na prática jornalÃstica, por meio da análise de iniciativas inovadoras em jornalismo digital ”“ especificamente as práticas desenvolvidas pelos denominados coletivos jornalÃsticos. Para desenvolver a análise, foram selecionadas como objetos de estudo quatro veÃculos integrantes do Festival 3i - Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente: Agência Pública, Agência Lupa, Ponte Jornalismo e Projeto Colabora. A fim de alcançar os objetivos da pesquisa, adotou-se como técnica metodológica o levantamento de dados e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A coleta, organização e categorização dos dados foram organizadas por intermédio da elaboração de planilhas e formulários para a gestão dos dados. Nesse sentido, adotou-se categorias de análise com base nas caracterÃsticas das iniciativas com o intuito de compreender os modos e sentidos que a inovação se apresenta. A fim de verificar como se dá a produção desses coletivos jornalÃsticos, selecionou-se 29 reportagens que abordam a temática da pandemia de Covid-19 na Amazônia Legal no Brasil. Como recorte temporal, definiu-se o perÃodo de 13 de março a 26 de junho de 2020, com base no registro do primeiro caso na região (ocorrido na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas), até a confirmação de 300 mil casos na Amazônia. Como principais resultados, constata-se que a inovação, nesses veÃculos, manifesta-se em suas narrativas e modelos de negócio, além das possibilidades de participação do público. Quanto ao enfoque das reportagens, percebe-se que é definido por temas já pertinentes à realidade amazônica, como a questão indÃgena e de terras.