ABCIBER | Simpósios e Encontros, ABCIBER XIII - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2020

ISSN : 2175-2389
A ANÃLISE DOS RECURSOS DE ACESSIBILIDADE NO MUSEU VIRTUAL DO LOUVRE E SUAS POSSIBILIDADES NO ENSINO: UM CONTEXTO PANDÊMICO
Sheisa Amaral da Cunha Bittencourt, Alan Bittencourt, Regina de Oliveira Heidrich, Karine Buglione

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Diante da situação atual vivida em consequência do coronavírus e a necessidade de as instituições de ensino e professores tiveram que se adaptar ao ensino remoto. Isso nos leva a algumas perguntas; como ficam os alunos com algum tipo de deficiência neste contexto?  E ainda; como os museus online estão implementando acessibilidade em suas exposições digitais? Como estudo de caso utilizamos o museu virtual do Louvre. Como objetivo, pretendemos fazer uma verificação de acessibilidade no Louvre a partir dos princípios da WCAG (Web Content Accessibility Guidelines). Como metodologia, será feita uma análise do museu do Louvre a partir das diretrizes de acessibilidade WCAG 2.1 a partir de uma tabela desenvolvida pela Universidade de Yale. Como hipótese, acredita-se que esta análise possibilite perceber pontos fortes que o ramo dos museus virtuais tem desenvolvido em termos de recursos de acessibilidade, e ainda será possível identificar lacunas a serem exploradas neste campo, a fim de diminuir a taxa de exclusão de pessoas com deficiência.


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