ABCIBER | Simpósios e Encontros, ABCIBER XIII - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2020

ISSN : 2175-2389
GAMIFICAÇÃO: ESTRATÉGIA LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Elaine Gonçalves Ramos

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


O objetivo deste trabalho é discutir a gamificação no processo formal de ensino-aprendizagem por meio dos jogos digitais, apontando o desafio e o lúdico como princípios importantes da aprendizagem. Nas últimas décadas o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação está cada vez mais presente no cotidiano da humanidade e a inclusão dessas tecnologias na educação é capaz de gerar mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem, criando novas formas de transmissão e aquisição de conhecimentos, permitindo um novo olhar sobre o ato educativo e a transformação da educação em algo mais estimulante e prazeroso para os aprendizes. Este trabalho apresenta uma possível estratégia de gamificação na educação por meio do uso do aplicativo Kahoot! e como esse jogo digital pode apoiar os processos de ensino- aprendizagem.


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