Última alteração: 2021-03-18
Resumo
O advento, no decorrer das últimas três décadas, das novas tecnologias de informação e comunicação gerou mudanças drásticas no nosso cotidiano, principalmente no que diz respeito à s práticas letradas. Novas formas de letramento, que compõem o chamado vernáculo multimodal (DALEY, 2010) da atualidade, composto por formas sÃgnicas vinculadas a gêneros discursivos inovadores que, em telas de diversos tipos e tamanhos, mesclam voz, escrita, imagem, música e vídeo, impulsionaram discussões que buscaram reinventar a acepção cientÃfica desse fenômeno, bem como o tratamento pedagógico das atividades sociais que dependem da lÃngua escrita. Tendo em vista essa necessidade de reconfiguração da prática docente com vistas a acompanhar a imposição de um novo paradigma semiótico, este trabalho propõe o uso do roleplaying game (RPG), ou, em tradução literal, jogo de interpretação de papéis, como ferramenta dialógica (BAKHTIN, 2015) que permite, entre outras possibilidades, a promoção dos letramentos digital e literário de forma remota, além de se configurar como um recurso lúdico. Para isso, discute-se a ideia de letramento, que hoje é comumente entendida por intermédio do conceito de multiletramentos, bem como se recorre a discussões específicas sobre o letramento literário e sobre o letramento digital. Em adição, fala-se sobre o que é o RPG, por meio de um breve histórico e da apresentação de suas principais caracterÃsticas, e propõe-se o uso do mRPG, software que permite a criação personalizada de universos de RPG, apresentando-se um roteiro para seu uso e sugestões de tratamento de temas referentes à literatura com base nessa plataforma.