ISSN : 2175-2389
EIXO 1 - Tecnopolíticas e Cenários Pandêmicos
DO PRESENCIAL PARA O VIRTUAL: DESAFIOS IMPOSTOS ÀS ENGENHARIAS NOS CENÃRIOS PANDÊMICO E PÓS-PANDÊMICO | docx |
Bruno Xavier Barros, Davi Leão de Sabóia, Aparecida da Silva Xavier Barros |
O ATENDIMENTO ÀS NOVAS DCNS DE ENGENHARIA NO CENÃRIO PÓS-PANDÊMICO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O FAZER DOCENTE E A APRENDIZAGEM DOS FUTUROS ENGENHEIROS | docx |
Bruno Xavier Barros, Davi Leão de Sabóia, Aparecida da Silva Xavier Barros |
Os memes e a pandemia de Covid-19 no Brasil: modos emergentes de viver e narrar | docx |
Thiago de Assumpção Fernandes Barbosa |
EIXO 8 - Tecnoativismos: Assimetrias, desigualdades, vulnerabilidades
O discurso de ódio contra a mulher no Twitter: uma análise de 20 tweets contra o aborto no caso #GravidezAos10Mata | docx |
Raquel Pereira Rodrigues Leite, Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco, Myrian Regina Del Vecchio De Lima |
EIXO 9 - Afetos, sexualiddes e tecnologias: redes de controle e de insurgência
TANATOCIBER: REPRESENTAÇÕES DE MORTE E LUTO NOS JOGOS DIGITAIS | docx |
Caio Tulio OlÃmpio Pereira da Costa, Leandro Paz Silva, Rodrigo Lages e Silva, Rafaella Bordin Cauduro Bittencourt |
TANATOCIBER: REPRESENTAÇÕES DE MORTE E LUTO NOS JOGOS DIGITAIS | docx |
Caio Túlio OlÃmpio Pereira da Costa, Leandro Paz da Silva, Rodrigo Lages e Silva, Rafaella Bordin Cauduro Bittencourt |
EIXO 10 - Ancestralidade e decolonialidade
GÊNERO E CIÊNCIA: DESEQUILÃBRIO PERSISTENTE | docx |
Aparecida da Silva Xavier Barros, Thelma Panerai Alves |
EIXO 15 - Cidades e territórios: governança, militarização do cotidiano e resistências
MIDIATIVISMOS IMAGÉTICOS EM OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | docx |
RAQUEL SILVA BARROS |
MIDIATIVISMOS IMAGÉTICOS EM OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | docx |
Raquel Silva Barros |
EIXO 17 - Cidades, Sociabilidades e Urbanismos
COMUNIDADE VIRTUAL ”œMULHERES NA RODA DE SAMBA”: CONSTRUINDO NOVAS NARRATIVAS HISTÓRICAS | docx |
Juliana dos Santos Barbosa, Rakelly Calliari Schacht |
CIDADES INTELIGENTES E CIDADES CRIATIVAS: APROXIMAÇÕES ENTRE OS CONCEITOS | docx |
Yohana Marx, Patricia Brandalise Scherer Bassani |
”œMULHERES NA RODA DE SAMBA”: UMA COMUNIDADE VIRTUAL CONSTRUINDO NOVAS NARRATIVAS HISTÓRICAS | docx |
Juliana dos Santos Barbosa |
EIXO 18 - Ambientes Virtuais na Educação: ensino-aprendizagem em redes
TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: UM (GRANDE) PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO NA ”œSALA DE AULA” | docx |
Sinthia Moreira Silva, Eliana Crispim França Luquetti, RhaÃsa Sampaio Bretas Barreto |
Uma análise sistemática sobre o conceito de Aprendizagem Móvel e as Competências Digitais. | docx |
Franciele Amaral, Daiana Steyer, PatrÃcia Scherer Bassani |
A ANÃLISE DOS RECURSOS DE ACESSIBILIDADE NO MUSEU VIRTUAL DO LOUVRE E SUAS POSSIBILIDADES NO ENSINO: UM CONTEXTO PANDÊMICO | docx |
Sheisa Amaral da Cunha Bittencourt, Alan Bittencourt, Regina de Oliveira Heidrich, Karine Buglione |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: UM (GRANDE) PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO NA ”œSALA DE AULA” | docx |
Sinthia Moreira Silva, Eliana Crispim França Luquetti, RhaÃsa Sampaio Bretas Barreto |
AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BIOSMIDIÃTICO: A VIRTUALIZAÇÃO DO ENSINO E DA COMUNICAÇÃO | docx |
Marcos Antonio Biffi |
UMA ANÃLISE SISTEMÃTICA SOBRE O CONCEITO DE APRENDIZAGEM MÓVEL E AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS | |
Franciele Amaral da Cunha, Daiana Steyer, PatrÃcia Scherer Bassani |
UMA ANÃLISE SISTEMÃTICA SOBRE O CONCEITO DE APRENDIZAGEM MÓVEL E AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS | docx |
Franciele Amaral, Daiana Steyer, PatrÃcia Scherer Bassani |
PRÃTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÃSICA: NOVAS INTERAÇÕES, OUTRAS SOCIABILIDADES E DIFERENTES APRENDIZAGENS | |
Ederson Luiz Locatelli, Patricia Cavedini, Adryana Kluczukouski Bittencourt, Marilei de Fátima Kovatli, Andressa Kotz |
EIXO 19 - Estéticas da Comunicação: linguagens e artes
Produção CientÃfica Sobre O Streaming Audiovisual: Um Levantamento Dos Trabalhos Apresentados No Intercom Nacional (2015/2019) | docx |
Marcia Daniela Pianaro Valenga, Graziela Soares Bianchi |
EIXO 22 - Literacias de MÃdia e Informação (MIL)
OS MEMES DE LIMANTHA: A TRANSMEDIA LITERACY NO BACKCHANNEL DE MALHAÇÃO ”“ VIVA A DIFERENÇA | docx |
Daiana Veiga Sigiliano, Gabriela Borges |
CRÔNICAS DA FOLHA - NARUTODEMIA: A RESSIGNIFICAÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS FANFICS DO FANDOM DE NARUTO | docx |
Júlia Garcia, Gabriela Borges |
EIXO 25 - Games e processos de aprendizagem em contextos digitais, realidades aumentadas
JOGOS DIGITAIS PARA DESENVOLVER HABILIDADES DE CONTAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA CIBERCULTURA | |
Vinicius Carvalho Beck |
O APLICATIVO ”œMRPG” E A PRÃTICA DO ROLEPLAYING GAME (RPG) COMO POSSIBILIDADE DIALÓGICA DE PROMOVER OS LETRAMENTOS DIGITAL E LITERÃRIO DE FORMA REMOTA | docx |
Marina Alvarenga Botelho |
Jogos digitais para desenvolver habilidades de contagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da cibercultura | docx |
Vinicius Carvalho Beck |
EIXO 28 - Jornalismo de dados, ética da informação, fake news e crise dos pontos de vista centrais
FACT-CHECKING: MECANISMOS DE CHECAGEM DE NOTÃCIAS FALSAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL | docx |
Juliana Marques Borghi |
A COMPLEXIDADE COMO CONTEXTO DA DESORDEM INFORMACIONAL | docx |
Marcus Vinicius Fainer Bastos, Fábio Fernandes de Siqueira |
FACT-CHECKING: MECANISMOS DE CHECAGEM DE NOTÃCIAS FALSAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL | docx |
Juliana Marques Borghi |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura
R. Ministro Godói, 969 - 4º Andar ”“ Bloco B ”“ Sala 4A-08
São Paulo, SP, Cep 05015-000