Última alteração: 2023-12-05
Resumo
As tecnologias digitais que estão evoluindo rapidamente nos últimos 20 anos tem causado grandes mudanças no jornalismo, visto que com o surgimento do jornalismo digital, foram criadas diversas novas técnicas e práticas. (GIOMELAKIS; VEGLIS, 2016). Para além das transformações inerentes às próprias lógicas do jornalismo, também transformou-se a forma com a qual o leitor é percebido, e como ele interage com o conteúdo encontrado digitalmente. Segundo Dimoulas e Veglis (2019), a estrutura desigual da internet, em conjunto com o seu crescimento rápido, levou a criação dos mecanismos de busca, os quais permitem recuperar informações de interesse sem perder muito tempo acessando dados desnecessários. Por isso, como demonstra Gleick (2013), o excesso de informação encontrado online leva a uma saturação informacional do leitor, o qual requer cada vez mais sistemas de hierarquização e filtragem de conteúdo.
De acordo com o último Digital News Report do Reuters Institute (NEWMAN et.al, 2023), apenas pouco mais de 20% dos respondentes ao redor do mundo preferem consumir notícias diretamente do site ou app oficial do veículo de notícias, dando preferência para redes sociais, mecanismos de busca e agregadores de notícias em dispositivos móveis. Nesse cenário, caso o conteúdo jornalístico não se destaque perante aos mecanismos de busca e dos algoritmos das plataformas, corre o risco de não alcançar o público.
Por conseguinte, o presente trabalho possui como objetivo fazer uma revisão crítica de literatura dos trabalhos que relacionam Jornalismo com Search Engine Optimization (SEO), que foram publicados na Scopus, no Portal de Teses e Dissertações da Capes e em todas as revistas brasileiras da área de Comunicação com Qualis entre A1 e A3, devido ao rigor metodológico de seleção. Na busca, realizada em outubro de 2023, foram considerados todos os resultados, independentemente do ano de publicação, até outubro de 2023, para um melhor entendimento das pesquisas sobre o assunto. Assim, a string "Jornalismo + SEO" retornou 24 resultados na Scopus, 3 no portal de Teses e Dissertações, e nenhum nas revistas Qualis A1 e A3, citadas anteriormente. A partir disso, todos os resultados foram submetidos a uma análise qualitativa, na qual 5 destes resultados foram eliminados da análise por um dos seguintes critérios: é um livro sem relação direta com o tema, está fora dos idiomas português, inglês e espanhol, ou não possui acesso liberado. Visto que a string não deu retorno nas revistas, foram tentadas outras combinações de palavras-chave para assuntos relacionados, e os resultados foram: "jornalismo + algoritmos" retornou 30 resultados e "jornalismo + métricas" entregou 9 resultados, o que demonstra uma lacuna nos estudos de SEO brasileiros e a importância de realizá-los.
Por fim, uma tese, duas dissertações e dezoito artigos formam o corpus consolidado desta investigação. Não obstante, para entender as tendências de pesquisa, as teses e dissertações serão tratadas de forma separada aos artigos, exceto nos casos em que há um artigo relacionado à mesma dentro do corpus.
Iniciando pelo Portal de Teses e Dissertações da Capes, a única tese encontrada foi realizada na Universidade Estadual Paulista (Unesp) pelo autor Leyberson Pedrosa (2020), intitulada "SEO On-Page no jornalismo: fatores algorítmicos como lide aos buscadores", a qual é muito relevante para o campo, e possui um artigo relacionado, publicado em 2021 na revista espanhola "Estudios sobre el Mensaje Periodístico". A tese faz um recorte de fatores de SEO On-Page que seriam possíveis e relevantes para jornalistas utilizarem na construção do lide de suas notícias, e dessa forma, cria um novo formato de lide e de dinâmica na construção de produtos jornalísticos.Já com relação às dissertações, a primeira foi defendida em 2020 por Larissa Lucena na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com o título "O uso das métricas de audiência no webjornalismo do Amapá: um estudo sobre a redação virtual do site SelesNafes.com". O foco da pesquisa está em entender a relação entre as métricas de audiência e as rotinas produtivas do jornalismo, utilizando o case específico do site SelesNafes.
A última dissertação defendida foi em 2023 por Giana Liebel, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), intitulada "Otimização para motores de busca: estratégias e usos das regras SEO pelos jornalistas", com o objetivo de entender quais são as estratégias de SEO que os jornalistas utilizam para que o seu conteúdo fique bem posicionado nas pesquisas do buscador Google.
Observa-se que houve um interesse maior na temática em 2020, entretanto, passaram-se 3 anos sem novas pesquisas no assunto, até que a última dissertação foi defendida. As palavras-chave das pesquisas formaram uma nuvem de palavras conforme a Imagem 1:
https://drive.google.com/file/d/12VRnGTfbb6OnVp8QgsOhwBErAVK-9vTS/view?usp=share_link
Conforme o que pode ser visto na Imagem 1, não existem palavras-chave em comum entre as pesquisas. Ademais, dois dos trabalhos foram realizados no Estado do Paraná, entretanto, em universidades e linhas de pesquisa distintas, assim, pode-se afirmar que ainda não existe no Brasil algum ambiente acadêmico com uma tradição de estudos em jornalismo e SEO.
Já com relação aos dezoito artigos da scopus, é possível encontrar alguns padrões nas pesquisas internacionais. No recorte temporal, o primeiro foi publicado em 2015, após uma pausa de quatro anos, 5 artigos foram publicados em 2019, 3 artigos em 2020, 4 em 2021, 2 em 2022 e por último, 3 artigos foram publicados em 2023. Não existe muito padrão nas revistas em que foram publicados, sendo que as únicas que aparecem mais de uma vez são a "Profesional de la Información" e a "Estudios sobre el Mensaje Periodístico". As palavras-chave contidas nestes trabalhos formam a nuvem de palavras que pode ser observada abaixo na Figura 2:
https://drive.google.com/file/d/1i9SmmEGwFALKTO97i1o4Pmw18hs4W2Rl/view?usp=share_link
Conforme a Imagem 2, as palavras que mais se repetiram foram SEO, Search Engine Optimization, Jornalismo Digital e Jornalismo Online, o que reflete nos temas principais das investigações. Como já aparece na nuvem, o país com o maior número de estudos em SEO e Jornalismo é a Espanha, em especial através do autor Carlos Lopezosa, professor da Universitat Pompeu Fabra.
Os estudos de Lopezosa estão sempre buscando inovações na relação entre o SEO e as práticas jornalísticas. A pesquisa mais recente de 2023, que faz parte do corpus deste trabalho, está focado em entender a otimização de conteúdo para buscas realizadas por voz (como o caso da Alexa, dispositivo da Amazon; ou os assistentes virtuais, como a Siri da Apple). Também de 2023, outra pesquisa do autor pensa na ferramenta Google Discover e suas possíveis aplicações para o jornalismo, ambas utilizam como metodologia principal a entrevista semi-estruturada com profissionais da área.
Já nas pesquisas de 2021, o autor possui um foco na otimização da experiência do usuário e na importância que os jornalistas dão para o posicionamento de suas matérias em rankings de busca. Já em 2020, o foco estava em compreender o que proporciona visibilidade e buscabilidade para os meios nativos digitais, e as percepções de experts e professores no contexto acadêmico a respeito de SEO. Por último, em 2019 sua pesquisa se concentrou na otimização de SEO para vídeos. Ou seja, ao longo dos anos é possível perceber uma aproximação com o tema SEO e em seguida uma diversificação, que vai além do Google.
Outro autor que se destaca no corpus da pesquisa é Dimitrius Giomelakis, que produziu o primeiro texto abarcado por esse recorte de trabalhos, de 2015. Seu trabalho foi um dos precursores no debate em SEO, visto que trata-se de um mapeamento de fatores SEO em sites de mídia, portanto, e ainda é muito citado em vários dos trabalhos que vieram a seguir. Outro trabalho do autor que entrou para o corpus foi um de 2019, que tratava justamente sobre o uso de SEO em redações jornalísticas. Já o mais atual é de 2023, abordando o uso de SEO semântico nas redações jornalísticas, como uma nova perspectiva ao SEO tradicional, utilizando muito mais das variações semânticas das palavras-chave.
Os demais artigos são de autores diversos que não se repetem, sendo que um deles é um mapeamento realizado por Trillo-Domínguez et.al (2022) a respeito das pesquisas realizadas em Comunicação na Espanha, e no trabalho existe um núcleo falando especificamente dos trabalhos em SEO. Ademais, outro tema que apareceu sendo abordado duas vezes é o de adicionar tags, etiquetar e categorizar os conteúdos online. O mais recente, de 2022, cunhado por Domínguez-Delgado et.al explora como essa prática é realizada na imprensa digital da Espanha, e o mais antigo é de 2019 realizado por Antonio García Jiménez com uma temática muito parecida: estudar como as matérias são etiquetadas e quais são as linguagens documentais utilizadas por cinco veículos de mídia espanhóis.
Os dois últimos artigos abarcados pelo corpus são de assuntos isolados, porém não menos relevantes. Um, do ano de 2020 redigido por Sebastian Schultheiß, fala sobre a importância do trabalho de SEO e o quanto esse trabalho não é difundido fora da indústria. O último é um cruzamento entre a comunicação e a computação, realizado por Charalampos Dimoulas, o qual demonstra fatores e modelos que contribuem para a otimização da credibilidade dos resultados de mecanismos de busca e como isso poderia ser aplicado em conteúdos noticiosos. Para esse processo, o autor intitula de modelo Cross-Credibility Engine Optimization (CCEO), o que serve para pensar em como a utilização da produção de conteúdo crossmedia poderia ajudar a trazer mais credibilidade para o jornalismo nos resultados dos mecanismos de busca.
Esse último artigo, apesar de não ser um tema que se repetiu em outros trabalhos, pode ser percebido nas temáticas que abordam outros tipos de otimização de conteúdo que não sejam apenas voltadas para o Google, como para redes sociais, vídeos, ou mecanismos de busca por voz.
Mediante ao corpus exposto, é possível perceber uma lacuna nos estudos brasileiros que pensem na prática de Search Engine Optimization para além da plataforma Google, enquanto há uma aproximação aos diferentes aspectos de SEO nos artigos do exterior, inclusive mencionando o termo crossmedia. De acordo com Costa (2012), o termo surgiu na década de 90, inicialmente ligada à publicidade e ao marketing. Segundo o autor, seu significado pode ser compreendido por um processo de difusão de conteúdo em diversos meios. Conteúdo este que não precisa ser idêntico entre os meios, podendo haver diferenciação no texto e acréscimo de imagens e áudios. Por último, é possível refletir que os mecanismos de busca estão caminhando cada vez mais para uma integração, com o Google mostrando resultados no Instagram e TikTok, por exemplo, por isso, se faz necessário pensar em técnicas de SEO que abarque diferentes plataformas.
Palavras-chave: Jornalismo; Search Engine Optimization (SEO); Search Engine (SE); Social Media Optimization (SMO).
Referências:
COSTA, C. F. Crossmedia e Transmedia: desafios do telejornalismo na era da convergência digital. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 121–132, 2012.
DIMOULAS, C. VEGLIS, A. Factors and models contributing to the optimization of search engine results credibility and application on news content: the cross-credibility engine optimization (CCEO) model. PCI '19: Proceedings of the 23rd Pan-Hellenic Conference on Informatics. November 2019. P. 144–147. https://doi.org/10.1145/3368640.3368670
GIOMELAKIS, D., VEGLIS A. (2016) Investigating Search Engine Optimization Factors in Media Websites,Digital Journalism, 4:3, 379-400, DOI:10.1080/21670811.2015.1046992
GLEICK, James. A informação: A informação: uma história, uma teoria, uma enxurrada. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
NEWMAN N., FLETCHER R., Eddy K., Robertson C. T., Nielsen R. K. (2023). Digital News Report 2023. Reuters Institute for the Study of Journalism. https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2023