Última alteração: 2023-12-05
Resumo
A internet existe desde 1960 e "atualmente é o maior meio de comunicação utilizado no planeta, com mais de 5 bilhões de usuários. Por ela, é possível enviar mensagens instantaneamente, movimentar dinheiro em contas bancárias, comprar mercadorias, acessar redes sociais, fazer pesquisas etc (BRASIL ESCOLA, 2023)". A partir desta afirmação, é possível perceber como essa rede de conexões evoluiu e se transformou em diversas soluções para todas as pessoas que possuem um computador ou smartphone com acesso a ela.
E como toda evolução tem seu ônus e bônus, isto certamente não seria diferente com a internet. Após um pouco mais de 6 décadas, pode ser feita uma análise dessa trajetória e dos diversos impactos – positivos e negativos – que a ferramenta citada acima traz para a sociedade contemporânea. Um exemplo, é o termo conceituado pelo sociólogo e filósofo polônes Zygmunt Bauman, chamado de “Modernidade Líquida”, que diz respeito a:
uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos. O conceito opõe-se, na obra de Bauman, ao conceito de modernidade sólida, quando as relações eram solidamente estabelecidas, tendendo a serem mais fortes e duradouras (MUNDO EDUCAÇÃO, 2023).
É possível fazer uma relação direta entre este tema e a atuação das redes sociais nos dias de hoje, onde diversos influencers mostram diariamente a aplicação deste conceito através das constantes mudanças e interações reais, que propiciam ao público acompanhar tudo o que acontece na vida daquela pessoa, inclusive nas tomadas de decisão sobre variados aspectos. Este fator colabora para que a velocidade com que as coisas passam de úteis para inúteis aumentem ainda mais.
Com a rápida informação, vem também a rápida mudança de prioridades e desejos destes espectadores, que formulam o que querem comprar pelo que assistem nos perfis das redes sociais dos influenciadores que consomem o conteúdo. E essa é uma característica:
da busca frenética da felicidade através do reconhecimento social tem impactos importantes na identidade. Na modernidade sólida, as identidades eram sim autoconstruídas, no entanto, eram também feitas para durar. No caso da experiência dos indivíduos na versão líquida da modernidade, a identidade é continuamente montada e desmontada. E tem de ser assim, visto que a busca fugaz da felicidade exige adaptabilidade e mudança constante, portanto prender-se a uma “identidade” pode ser o desfecho final de um destino infeliz (FRAGOSO, 2011).
O objetivo principal deste trabalho é explorar as transformações sociais na modernidade líquida e que se manifestam nas redes sociais, investigar o modus operandi da atuação dos influenciadores e de como isto influencia na vida dos espectadores que consomem seus conteúdos, e que de forma inconsciente acabam investindo mais do que tempo e dinheiro ao assisti-los. O foco será analisar também no corpus a tal “felicidade consumidora”.
Transformações Sociais na Modernidade Líquida:
Redes Sociais e a Influência dos Criadores de Conteúdo Digitais