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O Hipertexto Como Proposta de Leitura Reflexiva da Divina Comédia de Dante Alighieri no Curso Dantedì do Idiomas sem Fronteiras Italiano

Marlon da Fonseca Misceno Araujo

Resumo


Introdução

A Commedia, posteriormente conhecida como “A Divina Comédia” de Dante Alighieri, é um poema épico escrito no século XIV e que narra a viagem do poeta numa jornada no plano sobrenatural do Inferno, Purgatório e Paraíso. Durante a narrativa, o poeta encontra escritores latinos, filósofos, personagens da mitologia greco-romana e também pessoas que fizeram parte da vida de Dante: todos servindo como personagens que ajudam a entender o pensamento e questionamentos sobre a sociedade florentina.

Através dos 100 cantos que compõem a Divina Comédia, Dante busca estabelecer uma grande reflexão sobre a humanidade, a razão e a fé, sendo a relação entre esses três aspectos o fundamento para uma vida de virtude. A partir daí, tem-se uma obra que marca a escrita em língua vulgar fiorentina e que apresenta aos leitores de hoje uma grande profundidade metafórica e filosófica, dando à leitura uma complexidade que exige do leitor uma contínua busca por informações para além do texto.

Por sua vez, se considerarmos todo o avanço tecnológico e velocidade de acesso à informação, é possível das fronteiras que um texto tradicional em formato impresso possui. Podemos realizar uma leitura muito mais interconectada com diferentes mídias que nos permitem construir sentidos através de audiolivros, efeitos sonoros tematizados para cada tipo de ambientação/cenário e ainda encontrar imagens e vídeos que auxiliam na interpretação de textos mais antigos.

A partir de minha atuação como professor de italiano da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras, a presente proposta de comunicação visa refletir, em linhas gerais, sobre como a leitura da Divina Comédia de Dante Alighieri, pode ser trabalhada com alunos em níveis iniciais de língua italiana no âmbito do Idiomas sem Fronteiras da UFSM. Ao olhar para o poema épico de maneira aberta à realizar conexões externas, podemos entender a obra como sendo um tipo de hipertexto que se constituiu ao longo dos últimos anos e que para sua leitura e compreensão se faz necessário uma leitura hipertextual de todo seu texto.


Referencial Teórico

O advento da tecnologia mudou nossa forma de estudo e aprendizado a partir do momento em que o acesso à informação passou a ter um caráter colaborativo e de rápida difusão. Com o avanço da internet, o compartilhamento de informação possibilitou realizar novos usos para a produção de conhecimento, estimulando áreas disciplinares diferentes a atuarem conjuntamente para uma maior exploração de saberes que antes estavam concentrados em seus tradicionais campos de atuação.

 

Essa intrincada relação entre as práticas tradicionais de registro do conhecimento e nas novas tecnologias marca o movimento das Humanidades Digitais. As HDs incorporam os métodos e as questões legadas pelas ciências humanas e sociais, ao mesmo tempo em que mobilizam as ferramentas e perspectivas abertas pela tecnologia digital (DH - MANIFESTO, 2010). Não se trata de uma única área, e nem mesmo de uma nova área do conhecimento. A interdisciplinaridade é traço característico dos seus projetos, sendo comum a presença de historiadores, linguistas, bibliotecários, matemáticos e cientistas da computação na mesma equipe de trabalho. (RIBEIRO, 2018, p. 23)

 

Assim, as Humanidades Digitais relacionam e integram diferentes manifestações socioculturais e históricas e, com o auxílio dos recursos digitais, proporcionam uma leitura e interpretação circular dos elementos informacionais que circundam um dado objeto de estudo. Não basta apenas pensar, por exemplo, em um livro narrando uma trama que está limitada ao que está escrito em suas páginas. Pelo contrário, também se constitui como parte do processo da leitura a interação com outros tipos de materiais que se conectam com os temas e com os personagens da obra principal. Sem o estabelecimento dessas conexões externas, uma obra escrita no século XIV, como a Divina Comédia, teria a sua compreensão e interpretação limitada aos pesquisadores e especialistas acadêmicos.

Quando encaramos a leitura como uma ação também no âmbito de buscar a completude de sentidos em diferentes gêneros, estamos ampliando o grau das discussões já produzidas sobre a obra original e potencializando novas produções científicas, artísticas e literárias. Dito de outra forma, as reflexões contidas na obra original não só são preservadas, mas também passam a atualizar e a manter vivo o texto de origem, já que:


O uso de programas eletrônicos em modelos editoriais permite relacionar textos diversos, remeter para páginas da internet, potencializar o processo de construção de sentidos quanto a um sujeito, uma produção, uma sociedade, um período. Nesse sentido, pesquisadores [...] têm criado projetos editoriais eletrônicos e programas computacionais aplicados à Filologia, buscando desenvolver edições e arquivos eletrônicos, além de bibliotecas digitais, junto a grupos de pesquisa, por meio de financiamento, e muitas vezes parcerias entre universidades, configurando um novo e promissor campo nos estudos filológicos, no âmbito da crítica textual contemporânea. (SOUZA; BORGES, 2020, p. 357).


Assim, a (des)materialidade do texto, alterada do plano tradicional, altera também a construção discursiva e as práticas de leitura e as construções de sentido, descentralizando e dinamizando o envolvimento com o objeto textual de estudo, democratizando e fomentando importantes obras literárias.


Justificativa

Ao identificar que a Divina Comédia não se limita ao que está impresso em uma determinada edição e que ela incentiva no leitor o estabelecimento de conexões externas com outros materiais, busca-se estabelecer reflexões, no âmbito das Humanidades Digitais, sobre os primeiros contatos dos alunos com a obra de Dante Alighieri em cursos de níveis iniciais de italiano, ofertados pelo Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal de Santa Maria.

Para efeito de exemplo, será tomado como uma das referência o projeto Illuminated Dante Project - IDP (Projeto Dante Iluminado), criado pelo grupo de pesquisa de Filologia Italiana da Università di Napoli Federico II, universidade estatal italiana fundada em 1224. O IDP tem por objetivo criar um arquivo digital dos códices e iconografias de todos os antigos manuscritos da Commedia de Dante Alighieri que possuam ilustrações e dados específicos de cada edição relacionadas ao texto do poema.


Figura 1: Illuminated Dante Project.

Fonte: Illuminated Dante Project, 2023.


O IDP reuniu um corpus de 280 manuscritos, produzidos entre os séculos XIV e XV que fazem parte de acervos de arquivos públicos e privados (nacionais e internacionais), bibliotecas e museus. A reprodução do corpus está em formato de alta definição e torna possível o acesso tanto ao texto quanto às iluminuras, sendo até o presente momento o maior arquivo geral de Códices Dantescos disponível gratuitamente para todos os interessados no universo poético criado por Dante Alighieri. Assim, o texto da Commedia está em formato hipertextual e permite o acesso ao material iconográfico e a diversos links bastando acessar as palavras-chave vinculadas aos versos do poema.


Figura 2: Divina Commedia.Weebly.

Fonte: La Divina Commedia, 2023.


Um segundo portal a ser considerado na discussão a respeito da leitura hipertextual é o portal La Divina Commedia.Weebly. Ainda que em sua apresentação esteja definido como um portal amatoriale (amador), é um espaço que se dedica aos interessados no poema de Dante Alighieri oferecendo uma introdução geral e o acesso individual a cada canto do Inferno, do Purgatório e do Paraíso, tendo os respectivos materiais complementares (vídeos, imagens e textos, todos em italiano). A página é subdividida nos tópicos Il poema, L’autore, Personaggi, Luoghi, Cronologia, Fonti e Forum e entre esses materiais, encontram-se resumos, análises, notas explicativas, os textos originais da Divina Comédia e paráfrases, bem como fichas relativas aos principais personagens, lugares citados ao longo da obra e também dados biográficos sobre o poeta e suas outras obras. Além disso, é importante indicar que os materiais disponibilizados estão em domínio público ou são postados em baixa resolução e com as devidas referências, visando apenas exercer um caráter didático. Outro ponto interessante é o fórum aberto que estimula o envio de críticas, sugestões, solicitações, observações e comentários, fazendo os leitores contribuírem com as discussões e reflexões que são suscitadas pela leitura da comédia dantesca.

Partindo desses exemplos e avaliando a minha prática pedagógica na primeira edição do curso Dantedì do Idiomas sem Fronteiras - Italiano, a relação de ensino-aprendizagem no decorrer das aulas evidenciou a necessidade de realizar conexões externas ao texto de Dante Alighieri para a constituição dos sentidos e o estabelecimento de uma melhor compreensão. Como atividade final do curso, os alunos realizaram seminários apresentando ligações externas entre a Divina Comédia com outras obras, por exemplo com a série televisiva Game of Thrones, com os lugares citados por Dante e que ainda hoje podem ser visitados em Florença, com as ilustrações de Salvador Dalí inspiradas no Inferno, Purgatório e Paraíso, entre outros elementos, trazendo mais uma vez para as minhas reflexões a questão do olhar hipertextual como chave fundamental para a leitura e interpretação da Divina Comédia nos dias de hoje.


Considerações finais

A “leitura hipertextual apresenta novas formas de ler e escrever, também transforma o modo de pensar e agir dos leitores” (DESSBESELL; FRUET, 2012, p. 43). Dessa maneira, propor uma leitura hipertextual da Divina Comédia para estudantes que estão tendo contatos iniciais com a língua e cultura italiana pode ganhar novos contornos e contribuir no processo interpretativo, estimulando a curiosidade pela descoberta de outras vias de aproximação a uma obra do século XIV que é uma importante referência para a literatura mundial e, consequentemente, de grande importância para a literatura italiana.

A leitura e interpretação da Divina Comédia acompanhada de um processo paralelo de compreensão, para além do texto principal, se faz necessária para que professores e alunos construam o próprio percurso de leitura crítica e reflexiva. Os próximos passos para ofertas futuras do curso Dantedì visam a constituição de um hipertexto em conjunto com os alunos, utilizando trechos da Divina Comédia, a partir de materiais selecionados por eles, objetivando auxiliar a leitura do poema para melhor entender e conhecer Dante Alighieri e sua obra.


Palavras-chave

Dante; Divina Comédia; Italiano; Hipertexto; Ensino e pesquisa.

Referências

 

DESSBESELL, Daiane Luza; FRUET, Fabiane Sarmento Oliveira. O potencial do hipertexto para o ensino-aprendizagem da literatura brasileira. Revista Temporis[ação], v. 12, n. 1, p. 40-59, 21 dez. 2012. Disponível em: https://revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/877/545. Acesso em: 14 nov. 20023.


RIBEIRO, Cláudio José Silva. Investigações em Humanidades Digitais: percepções e desafios no contexto brasileiro. Memória e Informação, v. 2, n. 2, p. 20-32, jul./dez. 2018. Disponível em: http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/62/38. Acesso em: 13 nov. 2023.


SOUZA, Débora; BORGES, Rosa. Filologia e Humanidades Digitais na edição de textos modernos. Travessias Interativas. São Cristóvão (SE), N. 20 (Vol. 10), p. 354–368, jan-jun/2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/issue/view/944/216. Acesso em 15 nov. 2023.


Illuminated Dante Project. Università degli Studi di Napoli Federico II. Disponível em: https://www.dante.unina.it/public/frontend/index. Acesso em 15 nov. 2023


La Divina Commdia.Weebly. Disponível em: https://divinacommedia.weebly.com/. Acesso em: 14 nov. 2023