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O FACEBOOK NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2018 NO BRASIL: COMUNICAÇÃO ENTRE CANDIDATOS E ELEITORES NA CAMPANHA ELETORAL
Laura Gabrieli Pereira da Silva

Última alteração: 2019-03-25

Resumo


Em meio à crise democrática, o uso de redes sociais por políticos é visto como forma de divulgação da política e de conexão com os cidadãos. Com enfoque no caso brasileiro,, esta pesquisa pretende explorar páginas do Facebook em três momentos: durante a propaganda eleitoral do primeiro turno das eleições presidenciais de 2018 no Brasil, as páginas de dois candidatos politicamente polares e com maior quantidade de curtidas; em um eventual segundo turno, as páginas dos candidatos em  disputa; e, por fim, nos primeiros 60 dias de mandato, já em 2019, as páginas do candidato do  segundo turno e do(a) presidente em exercício. De forma a investigar qual visão de política e quais temas foram difundidos pelos candidatos para difundir diretamente aos seus interlocutores, utiliza-se a Análise Conteúdo e a Análise do Discurso. Os resultados da primeira semana de campanha mostraram que os perfis de Jair Bolsonaro (PSL) e Luis Inácio Lula da Silva (PT) se portaram de formas distintas.

 


Palavras-chave


Internet; Facebook; Cultura política; Eleições; Interação