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GESTÃO DE CRISE NAS MÃDIAS SOCIAIS: A ESTRATRÉGIA USADA NO FACEBOOK PARA GESTÃO DA MARCA ANDERSON ”˜THE SPIDER”™ SILVA
Rita Donato

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


A sociedade está se reorganizando para viver na era da conexão e da mobilidade (WEINBERGER, 2008; LEMOS, 2005, LÉVY, 2000) e o debate sobre comunicação estratégica passa pelo uso das novas tecnologias na produção e divulgação de conteúdos pautados na prioridade dos cidadãos comuns que passaram a interferir diretamente nos novos modelos de negócio (JENKIS, 2015; RECUERO, 2014). Diante desse cenário, este artigo discute como a Internet pode ser, ao mesmo tempo, um ”œgatilho de crise” (González-Herrero e Smith, 2008) e uma ferramenta para a gestão de crises no ambiente virtual. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa documental e uma análise de conteúdo da fanpage do lutador brasileiro Anderson Silva, The Spider. O recorte respeita oito meses ”“ desde a perda do cinturão do UFC (Ultimate Fighting Championship), em 2013, até sua suspensão por doping, em 2017 ”“, período em que o atleta ganhou destaque negativo na grande mídia e nas mídias sociais. Os resultados indicam que o lutador optou por não interagir no espaço público virtual na tentativa de desviar o foco das críticas que atingiram a sua imagem.


Palavras-chave


Plano de prevenção, Gerenciamento de crise, Identidade, Imagem, Mídias Sociais.