ABCIBER | Simpósios, II Encontro Regional Centro-Sul da ABCiber

Tamanho da fonte: 
O FACEBOOK NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2018 NO BRASIL: O PRIMEIRO TURNO NAS PÃGINAS DE LUIS INÃCIO LULA DA SILVA (PT) E JAIR MESSIAS BOLSONARO (PSL)
Laura Gabrieli Pereira da Silva

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


Resumo: Modificações de visões, caminhos e instrumentos para a comunicação entre figuras da política e a população têm transformado a dinâmica interna e externa da política ocidental desde sua origem, marcada pela valorização da palavra. Na contemporaneidade, os diversos efeitos do desenvolvimento de meios de comunicação de massa e, de maneira mais especí­fica, da internet e suas redes sociais, estão constantemente sob investigação. Com o objetivo de analisar o uso da plataforma Facebook por candidatos à eleição presidencial de 2018, no Brasil, esta pesquisa faz uso de técnicas da análise de conteúdo para descrever postagens oficiais dos presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), feitas entre 16 de agosto e 30 de setembro de 2018. Os resultados permitem traçar as distintas características das páginas, bem como as múltiplas possibilidades de uso da ferramenta em campanhas eleitorais.

Palavras-chave: Internet; Facebook; Cultura Política; Eleições 2008

SILVA, Laura Gabrieli Pereira da[1]


[1] Graduanda em Ciências Sociais na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e membro do Laboratório de Política e Governo da Unesp (LabPol). Apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ”“ Processo 2018/17382-7, sob orientação do Prof. Dr. Milton Lahuerta. Endereço postal: Rod. Araraquara-Jaú Km 1 - Machados - Araraquara/SP - CEP 14800-901, sala 55. E-mail: acciolaura97@gmail.com. Telefone para contato: (16) 9 8174-1626.


Palavras-chave


Internet; Facebook; Cultura Política; Eleições 2018