Última alteração: 2019-05-09
Resumo
Resumo: Modificações de visões, caminhos e instrumentos para a comunicação entre figuras da política e a população têm transformado a dinâmica interna e externa da política ocidental desde sua origem, marcada pela valorização da palavra. Na contemporaneidade, os diversos efeitos do desenvolvimento de meios de comunicação de massa e, de maneira mais específica, da internet e suas redes sociais, estão constantemente sob investigação. Com o objetivo de analisar o uso da plataforma Facebook por candidatos à eleição presidencial de 2018, no Brasil, esta pesquisa faz uso de técnicas da análise de conteúdo para descrever postagens oficiais dos presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), feitas entre 16 de agosto e 30 de setembro de 2018. Os resultados permitem traçar as distintas caracterÃsticas das páginas, bem como as múltiplas possibilidades de uso da ferramenta em campanhas eleitorais.
Palavras-chave: Internet; Facebook; Cultura Política; Eleições 2008
SILVA, Laura Gabrieli Pereira da[1]
[1] Graduanda em Ciências Sociais na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e membro do Laboratório de Política e Governo da Unesp (LabPol). Apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ”“ Processo 2018/17382-7, sob orientação do Prof. Dr. Milton Lahuerta. Endereço postal: Rod. Araraquara-Jaú Km 1 - Machados - Araraquara/SP - CEP 14800-901, sala 55. E-mail: acciolaura97@gmail.com. Telefone para contato: (16) 9 8174-1626.