ABCIBER | Simpósios e Encontros, ENCONTRO VIRTUAL DA ABCIBER 2024

ISSN : 2175-2389
A relação entre o uso da Inteligência Artificial Generativa e a autenticidade como valor no TikTok
Laura Colombo Guarese

Última alteração: 2024-06-08

Resumo


Este estudo analisa as relações construídas entre a Inteligência Artificial Generativa e a produção de conteúdo em plataformas digitais, observando a conexão entre plataformas que promovem a autenticidade como valor em seus discursos institucionais, como o TikTok. O objetivo é compreender as posições assumidas pela plataforma em relação ao uso de Inteligência Artificial na produção de conteúdo, a partir da questão de pesquisa: De que maneira o uso da Inteligência Artificial na produção de conteúdo é abordado por plataformas que promovem a autenticidade como valor? Para tanto, fundamenta-se nas questões relativas a Inteligência Artificial (BARROS, TIETZMANN, 2023; PASE, SEIBT, VICENTE, 2024; PRADO, 2022; SERRA, 2024; TIETZMANN, PUHL, MONTARDO, 2024), nas noções de plataformas online e nos Estudos de Plataforma (D’ANDRÉA, 2020; POELL, NIEBORG, VAN DJICK, 2020; VAN DIJCK, POELL, de WAAL, 2018) e nos estudos de autenticidade (ABIDIN, KARHAWI, 2021; GUARESE, MONTARDO, 2023; RAUBER, 2021; TAYLOR, 2011). A metodologia utilizada é de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, utilizando corpus os discursos institucionais da plataforma TikTok, abordando questões relativas ao uso da Inteligência Artificial na plataforma. A partir da análise realizada, identificou-se  uma preocupação em preservar os aspectos relacionados à autenticidade, sinalizando a origem dos conteúdos desenvolvidos, mas utilizando as novas tecnologias para impulsionar a criatividade dos criadores da plataforma.

Texto completo: PDF