Última alteração: 2024-07-02
Resumo
Sobre uma perspectiva cultural, analisamos a telenovela Pantanal (2022) buscando elementos para a complexificação da compreensão do sucesso na audiência da novela Pantanal, produzida e transmitida pela Rede Globo de televisão durante o ano de 2022. Observando comentários presentes na mídia especializada, percebe-se que características vinculadas à qualidade da fotografia, o apuro cenográfico e de figurino, o entrosamento do elenco e o esforço logístico da produção visando garantir o mais alto resultado, além de um roteiro reconhecidamente bem-organizado por parte dos autores, Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi, representam alguns dos traços destacados como capazes de captar em essência elementos da alma brasileira. Este trabalho propõe investigar o papel dos personagens na constituição da adesão entre a novela e o público de modo a trazer elementos para a compreensão de quais trilhas narrativas foram preponderantes na adaptação do texto para o ambiente cultural de 2022. Para tanto utilizamos a ferramenta de análise de tendências Google Trends de modo a dimensionar o comportamento de interesse do público manifesto na busca por informações associadas aos principais personagens da novela, durante seu período de exibição (entre 28/03 e 07/10 de 2022), uma vez que os dados obtidos representam o comportamento de interesse manifesto pela própria sociedade brasileira, discutimos o papel do imaginário na constituição dos vínculos comunicacionais, trazendo à tona elementos associados à constituição da cultura brasileira no âmbito de crenças neste tipo de personagem, frequentes no âmbito do folclore e, mesmo da religiosidade. Concluindo que o imaginário é um potente formador de vinvulos comunicacionais.
PALAVRAS-CHAVE: Cultura midiática; Imaginário; Audiência; Telenovela Pantanal; Google Trends.