ISSN : 2175-2389
Impactos do Cyberbullying na Autoimagem de Adolescentes: uma Revisão de Escopo
Última alteração: 2024-07-02
Resumo
Introdução: As redes sociais se transformaram em palco virtual das mais diferentes manifestações e discursos de ódio, preconceitos e ataques pessoais e coletivos, com impactos na saúde mental das pessoas atingidas. Neste cenário, o cyberbullying, com o objetivo de humilhar, denegrir ou assediar os indivíduos, tem se caracterizado como um fenômeno midiático que afeta comportamentos nocivos, como o comprometimento da autoimagem, em especial em crianças e jovens. Dessa forma, o uso das mídias sociais influencia a autopercepção, a qual faz parte da construção da autoimagem dos adolescentes. Objetivo: Identificar as principais consequências do cyberbullying na autoimagem de adolescentes por meio de uma revisão de escopo. Método: Foram delimitados artigos no período de 5 anos, sendo os dados coletados com base na estratégia PICO e no protocolo PRISMA para estruturar os estudos conforme os critérios. As bases de dados utilizadas foram Pubmed, Lilacs e Metabase de dados Periódicos CAPES e ABCiber e incluídos estudos na língua portuguesa e inglesa com descritores “adolescente”, “adolescent”, “cyberbullying”,“autoimagem” e “self image”. Resultados: Foram identificados centenas de artigos ao consultar as bases de dados a partir dos descritores. Após realização das leituras, foram selecionados 8 artigos que fornecem informações relacionadas ao estudo. Conclusão: Os resultados encontrados até o momento demonstram que o cyberbullying impacta de forma negativa a autoimagem dos adolescentes, justificando a importância de pesquisas sobre o tema em questão na área da psicologia.
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