ISSN : 2175-2389
Do Clássico ao Smartphone: Plataformas e Mídias Escolhidas para Busca e Consumo de Informações
Última alteração: 2024-09-06
Resumo
No contexto de uma sociedade cada vez mais conectada e dependente de plataformas digitais, este estudo tem como objetivo identificar as plataformas e mídias escolhidas pelos estudantes de gestão para busca e consumo de informações, bem como entender as razões dessa preferência. Foram utilizadas uma pesquisa documental com base nos relatórios da OCDE, Mobile Time e Opinion Box, Gartner, Reuters sobre consumo de informações online. E um survey realizado por meio de um questionário aplicado aos alunos do curso de gestão de uma Faculdade no Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que as redes sociais (89%) e os assistentes virtuais (75%) são as principais fontes de informação, seguidas por sites de notícias (74%) e aplicativos de mensagens como o WhatsApp (21%). A rapidez, praticidade e acessibilidade foram destacadas como os principais motivos para a escolha dessas plataformas. Entretanto, foi observado que a confiabilidade das fontes não é uma preocupação central para os estudantes, o que pode aumentar a suscetibilidade à desinformação. Conclui-se que, apesar da valorização da conveniência, é crucial promover a conscientização sobre a importância de fontes confiáveis e desenvolver competências informacionais para um consumo de forma crítica
Texto completo:
PDF