Última alteração: 2024-08-26
Resumo
Este artigo tem como objeto teórico o Tik Tok e os jovens que o utilizam como processo comunicativo com maior ênfase no seu dia a dia, com o objetivo de investigar para entender as estratégias utilizadas neste processo comunicacional.
O artigo tem como problema entender quais as estratégias do Tik Tok para realizar a circulação no processo comunicativo a fim de chegar até os jovens/receptores que vivem nesta ambiência digital do aplicativo. Com isso, o estudo se volta para compreender o significado de estratégia no cotidiano desses jovens.
A escolha pela rede social Tik Tok se dá pelo fato de ser uma rede dinâmica, interativa, com forte potencial de engajamento no estilo de vida dos jovens, por meio de curtidas, comentários, mensagens diretas, compartilhamento e republicação de vídeos ou edição de clipes. Nessa pesquisa, teremos como público os jovens porque são os que mais usufruem do Tik Tok como uma maneira de se expressar, de se informar, de passar tempo e até mesmo de obter conhecimento.
Apesar de ser uma nomenclatura que causa controvérsia ao definir a categoria etária, na sociedade atual. Seguiremos, então, a classificação etária do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que considera a idade de 15 aos 29 anos como jovem.
Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico-reflexivo (Stumpf, 2010), construído com base na pesquisa bibliográfica e na revisão de literatura especializada em Bourdieu (2004, 2003, 1983), que tensiona para as reflexões De Certeau (2012) e do Tik Tok, apesar de possuir pouca literatura específica sobre esta temática. Também se baseia na netnografia virtual (Hine, 2016) por meio da observação participativa das interações entre usuários e redes sociais.
Por meio dessa metodologia, foram realizados procedimentos para identificar informações bibliográficas a partir da seleção de documentos (livros e artigos publicados em periódicos) pertinentes ao tema estudado e, a partir daí, procedemos as anotações e os fichamento das referências e dos dados para, em um segundo momento, serem utilizados como base para as inferências dos autores.
Essa abordagem possibilita o alcance de nosso objetivo para responder a alguns questionamentos sobre a importância dos efeitos da mídia, por meio da circulação na ambiência do Tik Tok nos jovens, na expectativa de que os resultados venham a servir como referências para a área de comunicação e para outras áreas de investigação. Além de ser um tema pertinente para ser dialogado no ecossistema comunicacional e midiático da sociedade.