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ISSN : 2175-2389
Consumo cultural, algoritmos e a ascensão da comodidade
Marcos Ramon Gomes Ferreira, Gisele Nunes Brasil

Última alteração: 2024-09-05

Resumo


Este artigo analisa como a introdução e evolução dos algoritmos nas plataformas digitais estão transformando as práticas de produção e consumo. Argumentamos que, embora a relação de consumo na indústria cultural já tenha sido amplamente analisada, a influência dos algoritmos introduz novas preocupações que se distanciam das categorias tradicionais. A pesquisa investiga como a automação e os algoritmos moldam a criação e o consumo de produtos culturais, levantando questões sobre originalidade, autenticidade e a potencial homogeneização do gosto. O estudo também explora como a lógica da comodidade e da personalização, impulsionada por algoritmos, redefine as dinâmicas de consumo, impactando a forma como interagimos com a cultura. Através da análise da evolução da mídia e da convergência digital, o artigo destaca a crescente atuação dos influenciadores digitais, enfatizando os desafios e as implicações sociais dessa nova realidade cultural mediada por algoritmos.


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