ABCIBER | Simpósios e Encontros, ENCONTRO VIRTUAL DA ABCIBER 2024

ISSN : 2175-2389
A relação entre o uso da Inteligência Artificial generativa e a autenticidade como valor no TikTok
Laura Colombo Guarese

Última alteração: 2024-09-05

Resumo


Este estudo analisa as relações construídas entre a Inteligência Artificial Generativa e a produção de conteúdo em plataformas digitais, observando a conexão entre plataformas que promovem a autenticidade como valor em seus discursos institucionais, como o TikTok. O objetivo é compreender as posições assumidas pela plataforma em relação ao uso de Inteligência Artificial na produção de conteúdo, a partir da questão de pesquisa: De que maneira o uso da Inteligência Artificial na produção de conteúdo é abordado por plataformas que promovem a autenticidade como valor? Para tanto, fundamenta-se nas noções de plataformas online e nos Estudos de Plataforma, nas questões relativas à Inteligência Artificial e nos estudos de autenticidade. A metodologia utilizada é de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, utilizando como corpus os discursos institucionais da plataforma TikTok. A partir da análise realizada, identificou-se uma preocupação em preservar os aspectos relacionados à autenticidade, sinalizando a origem dos conteúdos desenvolvidos, mas utilizando as novas tecnologias para impulsionar a criatividade dos criadores da plataforma.

Texto completo: PDF