Conheça a programação do XVII Simpósio

Conheça a programação do XVII Simpósio

De 4 a 6 de dezembro, a ABCiber realizará o seu XVII Simpósio Nacional. Com o tema central “Arte, comunicação e educação em tempos de eventos climáticos extremos”, o evento será sediado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em sistema híbrido. As atividades presenciais acontecerão no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), no auditório Professora Maria Cristina Pessi da Udesc, na Galeria Jandira Lorenz e no Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/CFH), campus no bairro Itacorubi, em Florianópolis. A abertura está agendada para o dia 04 de dezembro, às 8h30, no Auditório Profa. Maria Cristina Pessi, com transmissão online.

Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCiber, a realização do simpósio é da Udesc, por meio do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Galeria Jandira Lorenz, Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) e Museu da Escola Catarinense (Mesc). O evento tem o apoio das Universidades Federais de Santa Maria (UFSM) e de Santa Catarina (UFSC) e do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae).

Keynote speakers

Lucas Bambozzi – 04/12, às 18h30

Artista multimídia e pesquisador em novos meios. Produz vídeos, instalações, performances audiovisuais e projetos interativos, tendo trabalhos exibidos em mais de 45 países. Conduziu atividades pioneiras ligadas à arte na Internet no Brasil entre 1995 e 1999 na Casa das Rosas e no campo das mídias móveis entre 2007 e 2016. Dentre seus projetos mais recentes estão o filme Lavra (2021) lançado nos cinemas em 2022 e a exposição individual Solastalgia (2023) no MAC USP. É professor na FAAP nos cursos de artes visuais e na pós-graduação em arte contemporânea e cinema expandido. Com passagens por instituições das mais renomadas da Arte Mídia como ZKM, Karlsruhe, Alemanha, ISEA Ruhr, Alemanha, Ars Electronica, Linz, Áustria, e pelos festivais no Brasil É Tudo Verdade, Videobrasil, FILE, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, Emoção Art.Ficial do Itaúcultural, Lucas Bambozzi foi um dos criadores do Festival arte.mov.

Carlos A. Nobre – 05/12, às 15h30

Foto: Lucas Lacaz Ruiz/A13

Um dos mais renomados climatologistas do país e um dos cientistas brasileiros mais conhecidos mundialmente. Doutor em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology-MIT, foi pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Foi coordenador geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/CPTEC-INPE e criador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre/CCST-INPE e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/CEMADEN-MCTI. Foi cientista chefe do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (Experimento LBA). Foi Alto Conselheiro Científico do Painel Global de Sustentabilidade da ONU. Foi Presidente da CAPES e Secretário de Políticas de P&D do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.  É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Global de Ciências e membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e da Royal Society da Grã-Bretanha. Participou de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Foi um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do IPCC, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz (2007). É atualmente pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e o Copresidente do Painel Científico para a Amazônia ( www.theamazonwewant.org).

Eugênio Trivinho – 05/12, às 17h

Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP). Coordenador Geral do CENCIB – Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura/PUC-SP,  Pesquisador do CNPq (Bolsa de Produtividade). Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é Assessor ‘ad hoc’ do CNPq, da CAPES e da FAPESP. É membro do Conselho Editorial do ‘The Conversation Brasil’ desde 2023. É um dos fundadores da ABCiber, membro do Conselho Científico Deliberativo e foi presidente da instituição nos biênios 2007-2009, 2009-2011 e 2016-2017. Publicou, entre outras obras, ‘Glocal: visibilidade mediática, imaginário bunker e existência em tempo real’ (Annablume, 2012), ‘A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada’ (Paulus, 2007), ‘O mal-estar da teoria: a condição da crítica na sociedade tecnológica atual’ (Quartet, 2001) e ‘Redes: obliterações no fim de século’ (Annablume; FAPESP, 1998).

Programação artística e cultural

Efêmera+UVM+Subverso: Mostra Emergência/Ecopoética Fulldome e Realidade Virtual  – impulsionados por Ecopoéticas Emergentes que potencializam inovações nos modos de experienciação de imagens efêmeras através da música visual em ambientes imersivos, o festival EFEMERA Imagem Fulldome integra a programação do Simpósio. A curadoria é de Matheus Moreno, Andreia Oliveira, Ricardo Dal Farra e Cristiano Figueiró. Realizado pela Udesc e pelo Laboratório Interdisciplinar Interativo – LabInter/UFSM. Apoio: Understanding Visual Music – UVM (CeiArt/UNTREF), SUBVERSO (LABMUSAS/UFBA) e Planetário da UFSC

Efêmera Imagem Fulldome

  • Abertura: 4 de dezembro. Serão realizadas duas sessões no período da manhã (das 9h às 10h e das 10h30 às 11h30) e duas no período da tarde (das 14h00 às 15h00 e das 15h30 às 16h30).
  • Local: Planetário CFH/UFSC. Av. César Seara, 155 – Carvoeira.

Ecopoéticas Emergentes Realidade Virtual

  • Datas: 5 e 6 de dezembro. Período da manhã (das 9h00 às 12h00) e tarde (das 14h00 às 17h00).
  • Local: arredores Galeria Jandira Lorenz. CEART/UDESC. Av. Me. Benvenuta, 1907 – Itacorubi.

NIMIUM Mostra Coletiva do Grupo/Laboratório Arte e Design (PPGART-UFSM)

  • Sinopse: A mostra coletiva NIMIUM (termo originário do latim, traduzido como ‘demais’) propõe pensar sobre o excesso, no que tange, sobretudo, às ações humanas e às relações humano-planeta, que acarretam desequilíbrios e alteração no curso dos processos naturais, bem como os efeitos disso nos indivíduos e grupos. Na presente mostra coletiva, distintos olhares de um grupo de artistas-pesquisadores do Grupo Arte e Design percorrem universos interiores e exteriores, configurando, por diferentes meios e processos, formas de manifestação artística a partir do que foi visto, sentido, experienciado. Texto: Reinilda Minuzzi (editado). Artistas a serem confirmados.
  • Abertura: 4 de dezembro, às 17h30
  • Organização: Minuzzi, Laboratório Arte e Design, LAD, PPGART, UFSM.
  • Local: Galeria Jandira Lorenz. CEART/UDESC. Av. Me. Benvenuta, 1907 – Itacorubi.

Video mapping e Live Cinema Fernando Codevilla

  • Abertura: 5 de dezembro, às 18h30
  • Organização: Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais, LABART, PPGART, UFSM.
  • Local: CEART/UDESC Av. Me. Benvenuta, 1907 – Itacorubi. 

Saiba Mais: em breve

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *